Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2009 - 10:15

Grupo Delta Energia investe em tanques para etanol

O Grupo Delta Energia, um dos maiores comercializadores independentes de energia elétrica do país, ingressará, em outubro, no segmento de estocagem de etanol. A nova atividade é resultado da aquisição, em agosto de 2008, de um conjunto de tanques com capacidade total de 41 mil m3 (41 milhões de litros) no município de Ribeirão Preto, localizado no interior de São Paulo em região que lidera a produção do combustível no país.

A prestação deste serviço – que tem como público alvo usinas e empresas tradings (exportadoras) –é um dos poucos do gênero no país. Outros tanques para armazenagem de etanol estão instalados no interior do Paraná, como resultado de uma iniciativa conjunta de um grupo de usinas de sucroalcooleiras e no Porto de Santos (para receber, basicamente, o produto que será exportado). Estar na rota do Porto de Santos (próxima à rodovia Anhanguera) é, aliás, uma das vantagens competitivas da localização do empreendimento do Delta Energia.

O conjunto de tanques representa um investimento próximo a R$ 15 milhões e está instalado em uma área de 50 mil m2. A aquisição, reforma, obtenção de licenças ambientais e operação estão sob responsabilidade da Delta Trading, empresa constituída pelo Grupo especialmente para atuar no segmento de etanol – inicialmente na comercialização e, agora, na estocagem do produto.

“A expectativa é que os tanques entrem em operação a partir da segunda quinzena de outubro deste ano, prestando serviços para usinas e tradings do combustível”, diz Eolo Mauro, trader de etanol da Delta Trading e responsável pelo novo negócio. Projeções internas apontam para um faturamento próximo a R$ 3 milhões por ano com essa prestação de serviços. Além disso, os tanques permitirão à Delta Trading formar posição própria do produto, o que favorece a atividade de trading. Para iniciar as operações, a empresa já obteve as licenças provisória e de instalação do DAIA (Departamento de Avaliação de Impactos Ambientais), ligado à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), e do Corpo de Bombeiros.

Características técnicas - As instalações são compostas por 12 tanques, concentrados em uma área total de 50 mil m2 e divididos em 4 grupos independentes com capacidade para armazenar, respectivamente, 15 mil m3, 11 mil m3, 10 mil m3 e 5 mil m3. Além da grande capacidade de armazenamento, os tanques se destacam pela automação integral, o que proporciona maior precisão na medição e na fiscalização e evita a contaminação do etanol. Além disso, possuem uma cadência de retirada (carregamento e descarregamento diário) automática de até 4 mil m3 por dia (4 milhões de litros por dia). “Isto nos confere muita agilidade. Em 10 dias, por exemplo, é possível encher ou esvaziar completamente os tanques”, explica Eolo.

No local também está estruturado escritório, laboratório e centro de expedição com o objetivo de fazer o controle de qualidade e a fiscalização do etanol estocado. Todas essas atividades exigem a estruturação de uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, em sua maior parte contratada localmente.

Outra característica da atuação da Delta são as condições contratuais que oferece ao cliente. Além do preço competitivo, fornece certificado de depósito, que pode ser utilizado como garantia para transações bancárias e no mercado financeiro.

Perfil do Grupo Delta Energia: O Grupo Delta Energia é um dos maiores comercializadores independentes de energia elétrica do país. Por meio da controlada Delta Comercializadora, negociou mais de 100 milhões de MWh (megawatts/hora) entre 2002, ano de sua constituição, e o final de 2008. Outra especialidade é a assessoria a clientes na administração de negócios com energia elétrica, exercida pela Delta Serviços. Nas duas áreas, a Delta destaca-se pela acuidade de análise e prognósticos sobre o mercado. Em 2008, por meio da Delta Trading, ingressou no mercado de etanol, em que atua como trader exportadora que tem,como clientes, as principais tradings do mercado internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira