Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2009 - 10:15

Setor de energia unido por causa social

BG Energy Challenge 2009 - Brasil é realizado em Angra dos Reis para arrecadar recursos para instituições sociais.

Pelo quarto ano consecutivo, a BG Brasil, companhia que atua no segmento de Exploração & Produção de petróleo e gás natural no Brasil, promoverá o BG Energy Challenge no país. De 18 a 20 de setembro, em Angra dos Reis (RJ), mais de 200 profissionais de 28 empresas do setor de energia estarão reunidos no Hotel Novo Frade para participar de um evento esportivo com provas de aventura por equipes, com desafios físicos, lógicos e estratégicos.

Porém, antes mesmo de as provas começarem, já foi dada a largada para a disputa: os competidores se empenham para arrecadar fundos para instituições filantrópicas – o principal objetivo do evento, além de promover a integração entre funcionários do segmento.

“Em 2009, estaremos mais uma vez reunindo forças do setor de energia por uma grande causa: a responsabilidade social. Vamos repetir o sucesso dos outros anos e esperamos aumentar o valor arrecadado para as instituições, pois esse é, afinal, o nosso primeiro desafio”, explica Armando Henriques, presidente da BG Brasil.

O valor mínimo fixado para participar da edição de 2009 do evento é de R$ 3,3 mil por equipe. O esforço de arrecadação das doações influenciará no tempo final que cada equipe terá disponível para a realização das provas.

Para a quarta edição, são esperadas 72 equipes de empresas como BP, Chevron, Total, El Paso, OGX, Repsol, Shell, Comgás, StatoilHydro, entre outras. Do total de participantes, 34% são mulheres e 66% são homens. O evento reúne competidores de 15 nacionalidades e diferentes níveis hierárquicos.

Instituições beneficiadas - No Brasil, desde 2006 já foram doados cerca de R$ 440 mil para instituições filantrópicas. Dessa vez, duas instituições serão beneficiadas com os recursos arrecadados pelos participantes do BG Energy Challenge 2009 - Brasil: o Comitê para Democratização da Informática (CDI), que promove a inclusão digital de pessoas de baixa renda, e a Action for Brazil’s Children (ABC Trust), que se dedica a ajudar crianças e adolescentes em situação de risco no Brasil.

O CDI utilizará o valor arrecadado para a montagem de um CDI Comunidade na região de São Paulo, o que permitirá a inclusão digital de mais de 150 pessoas, além de realizar melhorias em outras escolas já existentes no Rio de Janeiro. Já o ABC Trust investirá os recursos em projetos sociais apoiados pela instituição no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Atividades física: incentivo à saúde - Com o auxílio de mapa e bússola, as equipes deverão passar pelo maior número possível de Postos de Controle (PCs), superando riachos, trilhas, estradas, montanhas e outros obstáculos naturais. Também deverão executar tarefas intelectuais e estratégicas para validar a passagem nos PCs. Será vencedora a equipe que realizar com sucesso a maior quantidade de tarefas e conquistar mais PCs, perdendo menos pontos ao final da prova. A prova terá distância de aproximadamente 17 quilômetros, com duração prevista de no máximo 4h30.

O gerente de parcerias da BG Brasil, Eduardo Freitas, viu sua vida se transformar ao participar do BG Energy Challenge. Os desafios iniciais – dor na bacia e nas costas e falta de fôlego, por exemplo – foram sendo superados com a ajuda de um treinador e, hoje, ele chega preparado ao evento para competir com disposição. “Emagreci e melhorei minha condição física. Atualmente, participo de provas de corrida, faço ginástica e caminhadas regulares. Com 50 anos, as mudanças físicas chegam rapidamente e os nossos projetos devem ser refeitos. A saúde é o mais importante e fundamental. Além disso, o contato com a natureza desperta o homem urbano para a vida”, conta.

Assim como Eduardo, José Vicente Miranda, advogado sênior da Chevron, é um dos entusiastas do evento e esteve presente em todas as edições. Para ele, o BG Energy Challenge Brasil ultrapassou as fronteiras corporativas do BG Group e hoje pertence à Indústria de energia como um dos eventos mais queridos e esperados do ano. “Muito mais do que um projeto de responsabilidade social, o BG Energy Challenge é uma forma diferente de envolver as pessoas a perceber que a essência da vida é servir aos outros. A magia do evento é que a largada no Brasil foi dada em 2006 e não tem mais fim, as doações já beneficiaram crianças que tiveram suas vidas transformadas”, afirma.

Programa Carbon Free - O BG Energy Challenge 2009 - Brasil aderiu ao Programa Carbon Free, da Iniciativa Verde, e realizará a compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE) relativos ao evento. Com base no levantamento prévio para a elaboração do inventário de emissões concluiu-se que as emissões de CO2 decorrentes do evento são da ordem de 19,49 toneladas de CO2 equivalentes. Para compensar esse montante, serão plantadas 124 árvores em áreas da Mata Atlântica. O plantio será realizado a partir do início da estação chuvosa de 2009 e a manutenção das mudas plantadas será feita por um período de dois anos, com a reposição das mudas necessárias.

O BG Energy Challenge é realizado anualmente em países como Reino Unido, Trinidad e Tobago, Cazaquistão, Egito, Índia, Estados Unidos e Omã. Desde a primeira edição, realizada em 1996, no Reino Unido, o BG Group já arrecadou cerca de R$ 10 milhões, totalmente destinados a projetos sociais.

Perfil: A BG Brasil é parte do BG Group plc, um líder mundial no segmento de gás natural, cuja estratégia é focada em conectar recursos a preços competitivos com mercados específicos de alto valor. Com atividades em 27 países em cinco continentes, o BG Group tem uma ampla carteira de negócios nas áreas de exploração e produção, Gás Natural Liquefeito (GNL), transmissão e distribuição, assim como na geração de energia elétrica. O BG Group está comprometido em contribuir de forma positiva ao desenvolvimento econômico, social e ambiental dos países e comunidades onde estão localizadas suas operações por meio das suas atividades de negócios e seus programas de investimento social.

A BG Brasil é foco estratégico do BG Group na América do Sul. O Grupo tem sete licenças para exploração em alto mar (offshore) na Bacia de Santos e uma licença para exploração em terra (onshore) na Bacia do São Francisco, no estado de Minas Gerais. O BG Group é acionista majoritário da Comgás, em São Paulo, a maior companhia de distribuição de gás do Brasil, além de ter uma participação acionária no Gasoduto Bolívia-Brasil. Para mais informações, acesse o site: www.bg-group.com

O comitê para democratização da informática – CDI: Pioneiro em levar a tecnologia da informação a públicos de baixa renda − o que faz desde 1995, quando a Internet chegou ao Brasil −, o CDI se mantém na vanguarda das ações de inclusão digital sustentável. É uma das ONGs de mais capilaridade na América Latina, com atuação total em 11 países, incluindo Inglaterra e Estados Unidos. A organização já conquistou 55 prêmios de relevância internacional, mas permanece no combate à pobreza e desigualdade, impactando fortemente milhares de vidas e a realidade de populações menos favorecidas. Capacitou até hoje um milhão e 250 mil pessoas em seus espaços “CDIs Comunidade”, através de conteúdos de informática, cidadania e empreendedorismo. Estimula seus educadores e alunos a se tornarem indivíduos críticos e ativos, atuando como agentes de transformação social.

Segundo o empreendedor Rodrigo Baggio, fundador e diretor-executivo do CDI, “a tecnologia é uma ferramenta cujo poder e fascínio devem ser utilizados em favor da autonomia e autoestima dos usuários, bem como da formação de redes sociais colaborativas e do desenvolvimento de habilidades, oportunidades e potencialidades. E essa utilização requer ética, responsabilidade e compromisso com a causa de um mundo melhor”.

A Action for Brazil’s Children – ABC : A Action for Brazil’s Children se dedica a ajudar crianças e jovens brasileiros em situação de risco. A ABC Trust apoia uma variedade de projetos no Brasil, que são gerenciados localmente e dão a essas crianças e jovens novas oportunidades, ajudando-os a transformar suas vidas com uma esperança concreta de futuro. Em parceria com organizações sediadas no país, a ABC Trust tem como foco o financiamento em três principais áreas: educação, arte & cultura, e abrigo & proteção.

“A ABC Trust dá apoio aos líderes de muitas comunidades brasileiras há dez anos e nós temos planos ambiciosos para os próximos 10. Por isso, é com imenso prazer que estabelecemos essa parceria com os líderes do setor energético e com a BG Brasil. Juntos, podemos fazer uma diferença essencial na vida de muitas crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil”, afirma Andrew Webb, CEO da ABC Trust.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: