Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2009 - 09:41

Ilha do Marajó (PA) vai receber energia elétrica de Tucuruí

O Governo do Pará anunciou investimentos de R$ 100 milhões para a instalação do linhão que vai levar energia da hidrelétrica de Tucuruí a 250 mil habitantes, moradores de 15 municípios do arquipélago do Marajó A obra deve estar pronta em 18 meses.

A pedra fundamental do projeto será a inauguração de uma mini torre no município de Portel no próximo dia 25/9. “Já assinamos o contrato para a construção de 17 subestações e das linhas de transmissão, que funcionarão nas tensões 138 kv e 34 kv e terão pouco mais de 1 mil quilômetros de extensão e 20 metros de largura. Os terrenos para instalação das torres foram adquiridos e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado (Sema) concedeu o licenciamento para o início das obras”, informa a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

A importância do linhão para o abastecimento direto de energia elétrica foi apontada pela população local como essencial, nas consultas feitas durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Ilha do Marajó, local que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil. Em junho de 2007, Ana Júlia assinou um termo de compromisso com o presidente Lula para construir essa obra.

Hoje, 15 usinas movidas a óleo diesel garantem a energia elétrica a apenas 41% da população do Delta do Amazonas, o menor índice de atendimento de energia de todas as regiões do Pará. Essas usinas, que juntas consomem 40 milhões de litros de combustível por ano e promovem um gasto de R$ 90 milhões aos cofres do Estado, serão desativadas e a rede elétrica existente será integrada ao sistema nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: