Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2009 - 11:12

Retomados os serviços de dragagem no Rio Itajaí-açu


Os serviços de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí foram reiniciados na segunda-feira [07]. O objetivo é restabelecer a profundidade de 10,5 metros no trecho compreendido entre a bacia de evolução e o farolete 10, e de 11,3 metros entre o farolete 10 e a entrada do canal externo. Os trabalhos são executados pela draga Ham 309, da Somar Serviços de Operações Marítimas Ltda., com capacidade para 4,89 mil metros cúbicos, em conjunto com a Draga Iguazu, contratada pela Autoridade Portuária para a manutenção da infraestrutura aquaviária do Complexo.

“Com a capacidade do equipamento, que opera no sistema auto-transportador, os trabalhos tendem a ser executados no prazo de 21 dias e envolverão a retirada de cerca de 400 mil metros cúbicos de sedimentos”, informa o diretor técnico do Porto de Itajaí, André Luiz Pimentel Leite da Silva Júnior.

O superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior destaca a importância da retomada da dragagem para o desenvolvimento do Porto de Itajaí e demais terminais instalados na foz do Rio Itajaí-Açu e, consequentemente, para a recuperação da economia local e regional. “Sem as limitações de calado que enfrentamos desde as enchentes de novembro passado, os navios que aportam em nossos terminais poderão operar maiores volumes de cargas e, dessa forma, alavancar a atividade portuária”, diz Ayres.

A dragagem foi contratada pelas empresas Portonave S/A – Terminais Portuários Navegantes e Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi). O contrato foi firmado na última semana e envolve investimentos de cerca de R$ 3,5 milhões. [ João Henrique Baggio | Crédito/foto: Ronaldo Silva Jr.| site: www.portoitajai.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: