Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2009 - 11:05

Educação ambiental da Itaipu conquista prêmio do Benchmarking Brasileiro

A divulgação do 7º Benchmarking Ambiental Brasileiro, realizada na última sexta-feira (4), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital de São Paulo, definiu o ranking das instituições detentoras das melhores práticas socioambientais do país em 2009. A Itaipu Binacional concorreu com o Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, uma das ações do Programa Cultivando Água Boa, e ficou com o terceiro lugar.

Dos 169 cases enviados, 30 foram selecionados para a final a apresentados, durante a premiação, a um público formado por executivos, gestores, especialistas e jornalistas. A terceira colocação deixou a binacional à frente de grandes empresas concorrentes, como Embratel, Johnson & Johnson, Souza Cruz, Klabin e Bradesco, entre outras. A apresentação do programa da Itaipu foi feita pelo diretor de Coordenação, Nelton Frederich.

Ações de educação ambiental são desenvolvidas pela Itaipu desde a criação do Ecomuseu, em 1987. Atualmente, a educação ambiental integra todos os projetos socioambientais da empresa. Está, inclusive, dentro do Programa Cultivando Água Boa, uma série de ações socioambientais desenvolvidas na Bacia do Paraná 3.

As ações se baseiam em uma rede formal e informal, em parceria com instituições públicas e privadas e a comunidade em geral, desenvolvendo diversas atividades para sensibilizar, capacitar, apoiar e articular ações de conscientização.

Segundo Leila Alberton, gestora do programa que representou a Itaipu no evento, a equipe responsável pelo trabalho ficou satisfeita com o terceiro lugar. “Foi uma grande oportunidade de divulgar o programa”, afirmou. De acordo com a gestora, o programa da binacional se destacou por abranger um conjunto de ações continuadas, e não apenas pontuais, como acontece na grande maioria das empresas. “Um dos nossos diferenciais é justamente o caráter permanente do trabalho de educação, não apenas para o nosso público externo, mas também para o interno”, enfatizou.

É a segunda vez que Itaipu é premiada no Benchmarking Ambiental Brasileiro. Em sua primeira participação, em 2007, durante a quinta edição do evento, a hidrelétrica ficou com o primeiro lugar com o case “Cultivando Água Boa na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná III”. Este ano, os dois primeiros classificados foram empresas sediadas em São Paulo. O case vencedor foi “Parcerias em pesquisas da biodiversidade”, da Duratex. O segundo lugar ficou com “Consumo consciente de sacolas plásticas”, do Wal-Mart.

Benchmarking - Promovido pela Mais Projetos, empresa especializada em gestão e capacitação socioambiental, o Benchmarking Ambiental Brasileiro surgiu em 2003 e se consolidou como um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do País, com reconhecimento internacional. O objetivo da iniciativa é identificar, selecionar e compartilhar o melhor do conhecimento em programas socioambientais corporativos.| www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira