Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2009 - 08:32

Centro de Tecnologia de Gás Natural amplia atividades para atuar com energias renováveis

Resultado de parceria entre SENAI e Petrobras, o Centro de Tecnologia de Gás Natural e Energias Renováveis (CTGAS-ER) terá atuação pioneira no país.

Criado há dez anos, o Centro de Tecnologias do Gás (CTGÁS), que tem centrado suas ações exclusivamente no gás natural passa, a partir de agora, a atuar também na área de fontes renováveis com o novo nome de Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). A cerimônia para formalizar a ampliação das atividades foi realizada no dia 4 de setembro (sexta-feira), em Natal (RN). O CTGAS-ER é resultado da parceria entre o SENAI e a Petrobras.

Na mesma solenidade, a Petrobras assinou com o Governo do Rio Grande do Norte um Protocolo de Entendimentos que prevê ações para desenvolver o mercado de gás natural e identificar novos projetos para geração de energia elétrica no estado. O Protocolo estabelece ainda que será editado o Balanço Energético Estadual, publicação que apresentará o perfil da produção e da oferta energética atual no estado e apontará as potencialidades disponíveis.

Além do gás natural, o CTGAS-ER agrega ao seu portfólio ações nas áreas de energia eólica, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), termossolar para geração de energia elétrica, biomassa, geotérmica, hidrogênio, ondas, marés e correntes marítimas.

Com sede em Natal (RN), o Centro manterá o foco de suas atividades no desenvolvimento tecnológico, na capacitação profissional e na prestação de serviços técnicos, tecnológicos e de assessoria, sempre voltados para suprir as necessidades do mercado.

Atuar no atendimento aos clientes é o grande objetivo do Centro, desde a sua criação. O diferencial do CTGAS-ER em relação a outros centros é o fato de ser o único no país que é fruto de uma parceria inovadora entre uma empresa operadora de petróleo e gás natural, a Petrobras, e uma instituição de ensino profissionalizante, o SENAI. Esta característica garante ao CTGAS-ER sustentabilidade para o desenvolvimento contínuo de suas atividades, promovendo a ampliação das energias renováveis no país.

A visão do CTGAS-ER é ampliar sua área de atuação e firmar-se como um centro de excelência em tecnologia e formação profissional em energias renováveis, além do gás natural. Para alcançar este objetivo, o Centro conta com a reconhecida experiência do SENAI em educação profissional e prestação de serviços, e a expertise internacional da Petrobras no desenvolvimento tecnológico e sua forte atuação no setor de energia.

O primeiro projeto do CTGAS-ER em energias renováveis é a avaliação e o monitoramento dos testes para geração de energia elétrica com o uso do etanol em turbinas geradoras. Unidade da Petrobras, a termelétrica Juiz de Fora será a primeira usina do mundo a utilizar etanol como combustível para produzir energia elétrica. Os testes, com duração prevista de 1.440 horas (60 dias), iniciam em dezembro deste ano.

Outro projeto é a criação do Laboratório de Mapas e Dados de Recursos Energéticos Renováveis. O objetivo é fornecer ao mercado acesso a um grande banco de dados com informações sobre potencialidades dos recursos energéticos: eólico, solar, hídrico, marítimo e geotérmico, por meio de mapas, ferramentas e dados específicos sobre cada fonte renovável.

A experiência de sucesso que tem tido o Centro de Tecnologia de Gás no desenvolvimento do mercado de gás natural no país dá respaldo ao CTGAS-ER para promover, a partir de agora, também a multiplicação do uso de fontes renováveis de energia.

Desde a sua criação, o Centro de Tecnologias do Gás tem desenvolvido novas soluções técnicas, capacitação profissional, serviços e assistência técnica direta aos agentes do setor, como as distribuidoras, e aos clientes finais. Com investimento de R$ 34,2 milhões desde a sua implantação, o Centro tornou-se referência nacional sobre o tema.

Cerca de 26,6 mil alunos dos níveis médio, superior e de pós-graduação foram formados no Centro desde o início das atividades. Neste período, foi realizada uma média de 78 mil horas/ano na prestação de serviços técnicos especializados e na assessoria tecnológica a clientes.

Com uma área de mais de 14 mil m², a sede do Centro conta com ampla infra-estrutura, que inclui 14 laboratórios, sendo oito de serviços e seis de ensino, e seis oficinas-didáticas (inclusive uma Oficina Escola - Unidade Convertedora para GNV).

Entre os laboratórios de serviços, quatro são credenciados pelo Inmetro. Um dos destaques é o Laboratório de Qualidade do Gás, único no Brasil a realizar a atividade. Outros laboratórios credenciados são o de Medição de Vazão de Gás; o de Pressão; e o de Temperatura. Esses laboratórios prestam serviços às distribuidoras estaduais de gás natural para atendimento ao mercado consumidor.

Na área de pesquisa aplicada e transferência de tecnologias de gás natural, o Centro desenvolve atualmente 23 projetos em parceria com universidades, órgãos públicos ligados a financiamento e desenvolvimento de pesquisa e aos setores de petróleo e gás natural, além de entidades internacionais.

Ao ampliar sua área de atividades, agora com forte atuação também em energias renováveis, o CTGAS-ER passa a exercer papel estratégico no desenvolvimento do uso dessas fontes, cujo mercado é crescente no mundo. O Brasil se destaca neste cenário pelo alto percentual de energia renovável em sua matriz energética (45,3%) e por dispor de grande potencial a ser explorado nessas fontes.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira