Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2009 - 11:47

Soluções da Schneider Electric garantem sustentabilidade em nova unidade da La Pastina


Projetos implantados na atual sede devem gerar economia de 60% no consumo de água e até 15% de redução em gastos com energia.

A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia entre as empresas. Alcançar a sustentabilidade tornou-se meta de muitas companhias e a automação industrial é uma das principais formas para atingir esse objetivo. A Schneider Electric, especialista global na gestão da energia e automação, auxiliou a La Pastina, detentora de marcas de vinhos e alimentos importados, na instalação de sistemas eficientes para garantir a sustentabilidade ambiental na nova sede da empresa.

Além do benefício para o meio ambiente, as soluções desenvolvidas e implantadas pela Schneider Electric devem gerar economia de 60% no consumo de água e redução em até 15% dos gastos com energia elétrica. “Queríamos tornar a La Pastina uma empresa exemplo de sustentabilidade. A Schneider Electric tornou possível esse objetivo e proporcionou ainda redução no consumo de água e energia”, comemora Vicente La Pastina, presidente da La Pastina.

Para conquistar esses resultados, a companhia instalou na La Pastina painéis de baixa tensão Blokset, de média tensão SM6, barramentos elétricos pré-fabricados Canalis, relés de proteção Sepam série 10 e o controlador programável Twido. Todas as soluções são gerenciadas pelo software Vijeo Citect, sistema que proporciona à empresa o controle das atividades realizadas por meio de acesso remoto.

Reutilização de água - Um dos destaques no novo empreendimento da importadora é a Estação de Tratamento da Água controlada por painéis Blokset. Esse equipamento permite o controle dos motores e das válvulas necessárias para o funcionamento automatizado da estação. Com isso, diminui-se o risco de contaminação, já que os colaboradores não têm contato direto com a estação.

“Na estação, toda a água utilizada na empresa, além da água da chuva, é tratada e passa a ser reutilizada, permitindo uma economia de 60% no consumo”, explica Fábio Magalhães, engenheiro da Tecnofutura, gerenciadora de engenharia e montagens, contratada pela La Pastina para desenvolver o projeto.

A água tratada é usada na limpeza da unidade, para regar o jardim e abastecer o lago de carpas. O Blokset também controla o filtro biológico, responsável pela alimentação dos peixes.

A Estação de Tratamento da Água atende ao artigo 18 da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Dessa forma, o sistema não emite odores desagradáveis e, por ser completo, dispensa gastos complementares para o lodo que será utilizado como adubo orgânico para a jardinagem.

Gerenciamento de energia - Com o objetivo de racionalizar o consumo de energia elétrica, os sistemas de iluminação foram totalmente automatizados. A energia é distribuída por meio dos barramentos Canalis para toda a empresa, das áreas de armazenagem até a expedição.

Todo o sistema de automação, especialmente a iluminação, é baseado em controladores programáveis da linha Twido, interconectados a um sistema supervisório Vijeo Citect por meio da rede Ethernet disponível na internet. “A integração dos componentes da Schneider Electric permite a utilização da iluminação apenas quando realmente é necessária. Dessa forma, é possível obter uma economia no consumo de energia de até 15%”, comenta Magalhães.

Outras funções, como gerenciar a temperatura das câmeras de armazenagem de vinhos e demais produtos também são realizadas pelo Twido. Além dessas funcionalidades, as soluções permitem ainda o controle de acesso e da temperatura do ambiente.

A Schneider Electric, especialista global na gestão da energia e automação, oferece soluções integradas mais seguras, eficientes e produtivas nos mercados de energia & infraestrutura, indústria, data centers & networks, predial e residencial. Com faturamento mundial de 18,3 bilhões de euros em 2008, a companhia possui 114 mil funcionários em mais de 100 países. No Brasil desde 1947, a empresa emprega hoje mais de 1,5 mil colaboradores e possui 13 filiais comerciais, 3,5 mil pontos de venda e quatro unidades fabris – São Paulo (SP); Guararema (SP), Sumaré (SP) e Curitiba (PR).

. [Call Center Schneider Electric: 0800 7289 110 ou (11) 3468-5791 | www.schneider-electric.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: