Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2009 - 11:14

Makro Engenharia realiza a operação de implantação e manutenção de Parques Eólicos no Ceará

O Ceará é hoje um dos estados brasileiros com maior potencial energético, e segundo estudos já realizados pelos órgãos competentes, deve ainda no ano de 2009 transformar-se no principal produtor energético, com capacidade instalada superior a 500 megawatts (MW).

Estrutura na região -Da vistoria inicial, passando pelo plano de rigging, transporte, içamento de cargas e montagens, a trajetória de movimentação de cargas e gestão no desenvolvimento de projetos especializados vem colocando a Makro Engenharia em um patamar de contínuos investimentos em tecnologia e capacitação.

Com a equipe da divisão Heavy Lift, a empresa atua fortemente no segmento de energias renováveis, realizando a montagem de parques eólicos no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí em parceria com as maiores empresas do segmento em operação na região, e concorrendo a montagem de parques no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Em conjunto com a subsidiária do grupo alemão ENERCON, a Wobben Wind Power, pioneira no segmento em parceira com a Petrobras, a Makro participou da implantação do Projeto piloto em energias alternativas, nas localidades de Macau (RN) e Rio do Fogo (RN). Ainda para a Wobben, foi responsável pelo atendimento a movimentação de cargas na manutenção dos sites nas localidades de Taiba e Prainha (CE), fazendo uso de guindastes telescópicos com capacidade de 100 a 550 toneladas. Além disso, realizou a implantação de parque eólico em Parnaiba (PI), montando torres com altura de 80m.

Juntamente com a empresa Indiana SUZLON ENERGY, realizou operação de transporte de uma das maiores pás já transportadas no país (44 metros) e nacelles, com peso de até 80 toneladas, utilizando conjuntos de linhas de eixo, fazendo o percurso Porto do Mucuripe até o pátio de estocagem, além disso, executou todo o processo de descarregamento e logística da empresa, sendo pioneira em operação de retrofit, exportando o processo utilizado para outros sites da Suzlon na Europa.

Pela terceira vez consecutiva, a Makro Engenharia realiza operação de manutenção com a retirada de aerogeradores em parques eólicos, sendo a primeira empresa brasileira a realizar esse tipo de operação. A carga estava há 85 metros de altura, pesando 40 toneladas, toda fixada, parafusada com franja de 25 cm, sendo uma operação muito delicada. E para isso, contou com uso de guindaste da divisão de equipamentos pesados da empresa, sendo um modelo telescópico LTM 1500, da fabricante Liebherr, com capacidade máxima para 550 toneladas, além dos equipamentos auxiliares, como guindastes de 100 toneladas e manipuladores telescópicos, a Makro disponibilizou uma equipe de logística para realizar o transporte das pás, que saíram do site da empresa em Caucaia (Ceará-Brasil) até o parque eólico localizado na região litoral do Ceará (Brasil), localidade de Taiba.

Para o gerente de negócios da Makro Engenharia, Carlos Rigailo, o desenvolvimento de um projeto como esse realizado para a Suzlon, foi um sucesso, em função da experiência que a Makro adquiriu ao longo dos anos realizando operações de movimentação de cargas na montagem de parques de energia eólica onde um dos pontos fundamentais objetiva não só atender as necessidades do cliente, mas sim participar na elaboração do planejamento de toda a operação que será executada, propondo soluções eficazes que favorecem o cliente com o ganho de produtividade, estando ao lado do cliente desde o momento que a necessidade surge com a definição das responsabilidades, atribuições, prazos, a cronologia de execução e da interdependência das atividades ate conclusão final da operação.

Assim, o segredo do sucesso para que a necessidade do cliente seja atendida está na nossa antecipação como fornecedores em prover soluções eficazes.

Outro projeto que vem ganhando notoriedade é a implantação dos parques eólicos da empresa argentina IMPSA WIND. O primeiro site da empresa no Brasil foi implantado pela Makro Engenharia, na praia de Parajuru, no município de Beberibe-CE, sendo primeiro de uma soma de três projetos no Ceará, no mês de julho, com previsão de inauguração ainda no mês de agosto do ano corrente.

“O alinhamento entre a logística operacional, a nossa mão de obra especializada e equipamentos específicos para o segmento de eólicas resultaram no bom desempenho da Makro neste grande projeto que é a Central Eólica Praia de Parajuru S.A”, afirma Napoleão Luna, coordenador comercial.

Para o coordenador operacional Sandro Quirino, o cumprimento do cronograma se deu devido à integração das equipes Cliente x Makro, o que permitiu maior produtividade na sua conclusão, afirma.

Para o içamento das cargas, a Makro disponibilizou guindastes sobre esteira e telescópicos, além de equipamentos auxiliares e transportes especiais.

Apesar dos fatores naturais que influenciam na operação, como as rajadas de vento, as chuvas contínuas. A experiência das equipes responsáveis garantem a execução do projeto com um índice zero de acidentes. “É interessante como a sintonia existente entre todos os membros garantem que a coletividade não atrapalhe na produtividade, sendo respeitado todo o cronograma da operação”. Comenta Zancanaro (Técnico de Segurança)

Podemos dizer que o êxito alcançado só é possível em função da existência e experiência que a Makro possui com o desenvolvimento de um bom relacionamento com o cliente. Seguindo sempre os princípios e valores da ética, qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, além de uma equipe preparada e capacitada.

A empresa - A Makro Engenharia atua na movimentação de cargas horizontais e verticais, sendo uma das maiores empresas de engenharia de movimento do país e a líder na região norte e nordeste, com atuação em todo o território nacional. Os principais segmentos atendidos pelas soluções da Makro são: Mineração, Petroquímica, Energia (eólica, hidrelétrica, termelétrica), siderurgia, refinaria, metalurgia, cimenteira, papel e celulose, cervejaria, operações portuárias (on-shore/off-shore), construção civil e montagens industriais. Além disso, a empresa oferece ainda ao cliente, os serviços de transportes, armazenamento e logística para cargas especiais. Realizando todas as suas operações a partir de estudo prévio pelos técnicos especializados e realização de planos de rigging, o que possibilita desenvolver soluções específicas para a necessidade de cada cliente. Sem esquecer a sua política interna, que preza a segurança coletiva em primeiro lugar.

Já certificada em padrões de qualidade internacional, pela ISO 9001, a empresa está em fase de implantação das certificações ISO 14001 e OHSAS 18001, com gestão focada na preservação do meio ambiente.

Na sua carteira de clientes, estão grandes empresas como a Petrobras, Vale, Odebrecht, Camargo Correa, Albras, Wobben Wind Power, Impsa, Suzlon, Usiminas, Alstom, Cosipar, Suzano, CSN, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Schincariol, Votorantim, Jari Celulose, Gerdau, Braskem, Grupo EBX, Metso, Alunorte, Enesa, Albras, Bunge, dentre outras.

Equipamentos - A Makro Engenharia conta com uma das mais novas frotas do país, nela estão equipamentos de leve e médio porte, com capacidade que vai de 25 a 90 toneladas. Conta também, com a divisão Heavy Lift, composta por guindastes telescópicos e sobre esteira com capacidade de 100 a 2.000 toneladas.

Além disso, conta com equipamentos auxiliares como manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias, guindautos, empilhadeiras, containers de 20 a 40 pés e os serviços de remoção técnica.

Infraestrutura - Com a matriz localizada em Fortaleza, a empresa mantém filiais no Pará (Parauapebas e Ourilândia do Norte); no Maranhão (São Luis) e no Rio Grande do Norte (Mossoró), e conta com bases operacionais em Carajas (PA); Barcarena (PA); Alto do Rodrigues (RN); todas as unidades são dotadas de infra-estrutura própria, que independem da matriz para logística e atendimento a manutenção dos guindastes, com equipe mecânica de prontidão e técnicos especializados.

Empresa coligada.: Makro Service - A Makro Engenharia criou uma área de transportes, dando surgimento a sua coligada Makro Service, empresa especializada em transportes de cargas especiais, equipada com conjuntos de linhas de eixo, carretas extensivas, pranchas e cavalos mecânicos dos maiores do país, executando toda a parte de transporte e logística integrada, proporcionando ao cliente uma operação segura e interconectada com a empresa, que se responsabiliza pelo gerenciamento de toda a parte de movimentação de cargas, desde a saída do porto ou fábrica até o local da montagem, aliando agilidade e segurança em um só processo.

Capacitação -A Makro é uma empresa que está continuamente se renovando, acredita no potencial da sua equipe e para isso investe na capacitação dos mesmos, o diferencial da empresa está justamente no fato de estar ao lado do cliente propondo soluções inovadoras, baseada em conhecimento técnico, adquirido pelo seu know-how de mais de 32 anos de experiência movimentando as maiores carga do país.

É uma empresa que quando pensa em segurança vê não apenas a sua equipe, mas todo o coletivo, e é para isso, que criou e vêm desenvolvendo a sua área de treinamentos, que permite capacitar os seus colaboradores, e estende isso aos colaboradores dos seus clientes. Só no primeiro semestre, a empresa capacitou mais de 800 colaboradores da mineradora Vale. O treinamento representa bem a atitude da empresa e o seu compromisso com o cliente de realizar operações seguras. [www.makroeconomia.com.br] || Cayo Silva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: