Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 11:22

Mesa-redonda debate sobre eficiência energética na indústria

Fernando Pinto Dias Perrone, chefe do Departamento de Eficiência Energética da Eletrobrás – Procel; Roberto Garcia, diretor Comercial da Gasmig; e Sérgio Valdir Bajay, professor e pesquisados da Unicamp, debatem no dia 21 de agosto (sexta-feira), sobre eficiência energética na indústria.

A mesa-redonda faz parte do Energia e Gases Industriais 2009, evento que reúne na sede da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), em São Paulo, o 30º Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e o 24º Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais.

A parceria estabelecida entre a Cia de Gás de Minas Gerais e a Gerdau Açominas para o fornecimento de 20 mil m3/dia de gás natural pautará a fala de Roberto Garcia. Ele ressalta que o contrato, bastante flexível, possibilitou o suprimento de gás à siderúrgica, que pode manter sua laminação operando por dois longos períodos, quando um de seus alto-fornos e uma coqueria estavam parados. “Nesta oportunidade, o fornecimento de gás aumentou em até 15 vezes”, lembra ele.

O Prof. Sérgio Bajay apresentará o potencial de eficiência energética na indústria brasileira, baseado em levantamento elaborado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Estratégico (Nipe) do Departamento de Energia da Unicamp. O trabalho, coordenado por ele, analisou 14 segmentos industriais, entre eles, a mineração e a siderurgia.

“Falarei mais rapidamente de 13 segmentos e, com mais detalhes, da siderurgia, setor que nos forneceu dados mais ricos e precisos, graças, inclusive, a este evento”, diz o engenheiro, explicando que a análise pautou-se nos Balanços Energéticos apresentados nos dois últimos anos no seminário de Energia e Gases da ABM.

Dividindo o setor siderúrgico em três categorias: usinas integradas, semi-integradas e produtores independentes (gusa), Bajay apresentará o potencial técnico de eficiência energética de cada etapa do processo produtivo, bem como as melhores tecnologias utilizadas no mundo.

“A Redução, onde se consome mais energia, é onde tem também o maior potencial de redução”, adianta ele, que é membro do Conselho Consultivo de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia.

A programação do evento, nesta sexta-feira, inclui a apresentação de 15 trabalhos técnicos e cases empresariais de sucesso.

O Energia e Gases Industriais 2009 está sendo realizado de 19 a 21, na sede da ABM, à Rua Antonio Comparato, 218, bairro Campo Belo, São Paulo.

. [Inscrições e mais informações no endereço: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/energiaegases/2009 | Site: www.abmbrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: