Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 11:22

ABEEólica comemora mais um parque em operação

Parque de Praias de Parajuru inicia no próximo dia 20 de agosto e faz do Ceará o Estado com maior capacidade eólica instalada, entra em operação o Parque Eólico de Praias de Parajuru, no município cearense de Beberibe, distante cerca de 100 quilômetros de Fortaleza.

Com este empreendimento, de 28,8 MW, a capacidade instalada de geração elétrica por energia eólica do Brasil vai atingir 443,8 MW, e o Ceará passa a ser o principal Estado gerador elétrico por meio dos ventos com 150,6 MW instalados, ultrapassando o Rio Grande do Sul com seus 150 MW oriundos das usinas de Osório, Sangradouro e Índios.

“A entrada em operação de mais um parque eólico consolida o setor e confirma a viabilidade da eólica como energia complementar à hidrelétrica no Brasil, além de reforçar a presença do País na lista das nações que investem em energia limpa e renovável”, afirma o presidente da ABEEólica, Lauro Fiuza Junior.

Localizado em uma fazenda de 325 ha, o empreendimento teve investimentos de R$ 550 milhões da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e Energimp S.A., empresa do Grupo Impsa, multinacional argentina de energias renováveis – ambas associadas à ABEEólica.

O projeto contou com a instalação de 19 aerogeradores fabricados pela Wind Power Energia, empresa do Grupo Impsa e gerou cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos durante a construção.

As etapas de construção e montagem do Parque também contaram com a participação de outros associados da entidade, como a Mercurius Engenharia, a Arteche Equipamentos e a Alubar Energia.

O Parque Praias de Parajuru responderá por 23,65% da capacidade instalada de eólica no Ceará e foi contratado dentro das diretrizes do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas), que prevê a instalação total de 1423 MW eólicos até o final do ano que vem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: