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12/08/2009 - 11:22

CPFL Energia anuncia lucro líquido de R$ 289 milhões no 2T09


Os destaques do 2T09, ficam por conta do crescimento de 1,6% nas vendas de energia para o mercado cativo e de 16,3% nas vendas para o mercado livre, emissão de R$ 1 bilhão em debêntures, à taxa de 110,3% do CDI (média ponderada), o reajustes Tarifários Anuais de 21,22% para a CPFL Paulista, com vigência a partir de 8 de abril de 2009, e de 18,95% para a RGE, com vigência a partir de 19 de abril de 2009.

De acordo com a nota da empresa, o mercado cativo, destaca-se o crescimento das classes residencial e comercial que, juntas, representam 51,3% do total consumido pelos clientes cativos das distribuidoras do grupo: . Classes residencial e comercial: aumentos de 5,4% e 6,0%, respectivamente, favorecidos pelo efeito acumulado da expansão da massa salarial e do crédito nos últimos anos, o que resultou em uma elevação do estoque de eletrodomésticos nas residências e em um forte dinamismo do comércio varejista. Na classe industrial: redução de 7,0%, influenciada pela crise financeira internacional e seus impactos sobre a atividade industrial, sobretudo no que diz respeito às exportações e à produção de bens de capital (investimentos).

As vendas no mercado livre totalizaram 2.548 GWh, um aumento de 16,3%, devido principalmente ao aumento das vendas através de contratos bilaterais, exclusive partes relacionadas.

A receita operacional bruta no 2T09 atingiu R$ 3.927 milhões, representando um aumento de 14,2% (R$ 488 milhões). A receita operacional líquida atingiu R$ 2.657 milhões, representando um aumento de 15,0% (R$ 347 milhões).

Investimentos: No 2T09, foram realizados investimentos de R$ 287 milhões para manutenção e expansão do negócio, dos quais R$ 165 milhões foram direcionados à distribuição, R$ 113 milhões à geração e R$ 9 milhões à comercialização. Com esses montantes, a CPFL Energia totaliza R$ 559 milhões de investimentos no 1S09.

“Entre os investimentos da CPFL Energia no 2T09 podemos destacar os realizados nos seguintes segmentos: (i) Distribuição: foram feitos investimentos na ampliação e no reforço do sistema elétrico para atender ao crescimento de mercado, tanto nas vendas de energia quanto no número de clientes. Também foram feitos investimentos em melhorias e na manutenção do sistema elétrico, em infra-estrutura operacional, na modernização dos sistemas de suporte à gestão e operação, nos serviços de atendimento aos clientes e em programas de pesquisa e desenvolvimento, entre outros; (ii) Geração: foram destinados principalmente à UHE Foz do Chapecó (empreendimento em construção)”, frisa a nota. | • Link dos resultados

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