Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2009 - 09:07

Grupo Libra adquire Terminal 33 em Santos


Operação permitira, a médio prazo, integrar outros terminais do Grupo no local, criando um dos maiores terminais portuários do País.

O Grupo Libra, um dos maiores operadores logísticos e de contêineres do País, anuncia a aquisição do Terminal 33 (T-33) do Porto de Santos, que estava arrendado à Teag (Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá), controlada pela Cargill e pela Crystalsev. A operação foi autorizada pela Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo e autoridade portuária do Porto de Santos. Situado na margem direita do Porto de Santos, o T-33 tem capacidade para movimentar 850 mil toneladas de carga por ano.

Hoje, o T-33 tem uma área total de 33 mil m2, 260m de berço de atracação (cais) e dois armazéns de 9 mil m2 cada. Atualmente, a principal operação portuária realizada no terminal é a de exportação de açúcar em sacas. A Libra Terminais pretende manter as operações contratadas pela Teag e expandir as operações de importação e exportação de carga geral no terminal.

A compra do T-33 faz parte do projeto de médio prazo Libra – Santos, já apresentado e em análise na Codesp e na Secretaria Especial de Portos (SEP), que permitiria à Libra Terminais – braço da holding que cuida da operação de terminais portuários e já controla outros terminais adjacentes – integrar os seus terminais em berço continuado de 1.700m, do T-33 ao T-37, passando, assim, a ser o maior berço de carga geral e de contêineres do Brasil.

“A aquisição do T-33 reforça o compromisso da Libra com o desenvolvimento de suas operações no Porto de Santos e com a modernização da infra-estrutura portuária brasileira”, afirma Marcelo Araújo, presidente do Grupo Libra.

Além do aval da Codesp, a operação envolvendo o T-33 foi aprovada também pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça; pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Perfil do Grupo Libra - O Grupo Libra engloba um diversificado conglomerado brasileiro que, por meio de três unidades de negócios – Libra Terminais, Libra Logística e Libra Participações –, dedica-se, há mais de 65 anos, a investimentos estratégicos relevantes para o desenvolvimento nacional. O controle acionário pertence à família Borges Torrealba que, em vários empreendimentos, está associada à holding AMC da família Canoilas, tradicional parceira desde 1968. Hoje, com cerca de 2.500 colaboradores, o Grupo se destaca pela excelência na gestão de pessoas e na sustentabilidade.

A Libra Terminais reúne as operações portuárias de importação e exportação de contêineres nos terminais T-34, T35 e T37, em Santos, e T-1, no Rio de Janeiro, e é responsável pela construção do novo terminal em Imbituba (SC). É uma das líderes de mercado, detendo 18% de participação do total de contêineres embarcados e desembarcados no país.

A Libra Logística é composta por três terminais interiores de carga “conteneirizada” voltados para exportação e importação: a Estação Aduaneira de Interior (EADI) Libraport, em Campinas, com participação da Mitsui, por meio da Japão Logística; o terminal de Cubatão, especializado em cargas frigorificadas, e o terminal multimodal rodo-ferroviário de Valongo, em Santos, que opera também cargas especiais e de projetos.

A Libra Participações engloba negócios sob controle do Grupo Libra ou em associação com outras empresas. Os destaques são a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), a Tugbrasil, que atua no setor de rebocadores marítimos em associação com o grupo chileno CSAV, e a Olivares de Quepu, que produz azeite de oliva extra virgem no Chile, além de investimentos importantes na Companhia Providência. A Boreal DTVM é a empresa do Grupo Libra responsável pela gestão dos ativos financeiros de todas as empresas. | Foto: Terminal 37 no Porto de Santos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: