Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2009 - 09:07

Orbys lança solado ecológico para calçados na Francal 2009

Durante evento internacional do setor, empresa incubada do Cietec apresenta solado feito de argila e látex de borracha natural.

São Paulo- Para atender a tendência do mercado de aderir à sustentabilidade, a Orbys, empresa incubada desde 2005 no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), lança o solado ecológico Imbrik Eco na Francal 2009 - 41ª. Feira Internacional de Calçados, acessórios de Moda, Máquinas e Componentes, que acontece de 14 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo. A Orbys estará localizada dentro do estande da Assintecal by Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos).

Produzido a partir do material IMBRIK, que utiliza a tecnologia de nanocompósitos de argila e látex de borracha natural, esse produto eco-eficiente substitui o solado de borracha natural, já que apresenta propriedades mecânicas superiores e de maior resistência química.

Disponível em cores naturais, o Imbrik Eco pode ser utilizado em calçados de passeio, esportivos e de performance. Além de mais resistente, o produto ainda é fabricado por meio de uma tecnologia não-poluente, que independe da cadeia petroquímica, que é mais agressiva ao meio ambiente. "A fabricação industrial dispensa o processo de vulcanização, facilitando biodegradação no meio ambiente, e ainda possibilita a reciclagem das sobras", afirma Eduardo Figueiredo, diretor da empresa.

Durante o processo de desenvolvimento do IMBRIK, matéria-prima do solado, a Orbys contou com o apoio da Unicamp, a partir do Convênio de Cooperação Técnica, além de recursos financeiros da FAPESP por meio do programa PIPE, do SEBRAE, CNPq e FINEP. Já os ensaios técnicos foram realizados nos laboratórios do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de Franca e São Paulo, e no IBTec (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos). "O fato de sermos empresa incubada no Cietec facilitou na obtenção de apoio e recursos financeiros", declara Figueiredo.

Francal 2009 - 41ª. Feira Internacional de Calçados, acessórios de Moda, Máquinas e Componentes, até 17 de julho, das 10h às 20h, no Anhembi - Rua Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo. Estande: Avenida K, nº 10

Orbys - Alta performance em materiais - Empresa incubada do Cietec desde junho de 2005, a Orbys (www.orbys.com.br) pesquisa, desenvolve e comercializa materiais de alto desempenho, oferecendo soluções na área de tecnologia em nanocompósitos poliméricos, podendo ser aplicados nos setores de calçados, construção civil, entre outros. O IMBRIK é o material de nanocompósitos poliméricos de argila e látex de borracha natural fabricado pela Orbys, que tem como principal característica ser atóxico, agradável aos sentidos humanos e biodegradável.

Cietec - Um dos mais importantes centros incubadores da América Latina, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretária do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa de São Paulo (SEBRAE-SP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As incubadoras são uma forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está se fortalecendo a cada dia no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira