Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2009 - 11:52

Fluke recomenda verificar as pontas de prova para evitar acidentes no teste de circuitos elétricos

Pontas de prova (leads) são essenciais no sistema de medição.

São Paulo – A Fluke do Brasil, líder em tecnologia eletrônica portátil de testes e medição, elaborou um documento contendo recomendações para os profissionais de eletricidade quanto ao uso seguro das pontas de prova (leads) na medição de circuitos elétricos. A empresa alerta que é muito importante conferir os leads – cabos que conectam as ferramentas de teste a poderosos circuitos elétricos – antes de conectá-los ao próprio circuito.

Pontas de prova são mais do que um meio de conexão de um multímetro digital (DMM) às unidades testadas, pelo contrário constituem-se em parte essencial do sistema de medição completo. “Quando esses produtos possuem baixa qualidade, estão gastos ou abaixo das especificações, podem causar leituras imprecisas e oferecer risco de choque ou eletrocussão, caso o usuário toque os cabos energizados que o medidor indicou estar sem energia”, alerta Adonis Alvarenga, gerente nacional de vendas da Fluke. Ele lembra que essa orientação é fundamental e especialmente importante nas medições de circuitos de distribuição de média e alta voltagens.

Segundo o documento, é sempre recomendável tomar as precauções necessárias, verificando as condições do produto. A classificação em categorias foi definida pela norma de segurança IEC 61010 e está separada em quatro categorias distintas: CAT I, CAT II, CAT III ou IV. Há testes concebidos para satisfazer as exigências de cada aplicação. Assim, antes de iniciar qualquer trabalho, é preciso confirmar se o multímetro digital e as pontas de prova foram avaliados e classificados com o nível de voltagem apropriado para o ambiente elétrico onde será utilizado.

Mais informações sobre a importância dos leads e como verificar sua segurança podem ser obtidas no documento de aplicação "Verificando suas pontas de teste para segurança de medição elétrica”, disponível gratuitamente no site da Fluke.

A Fluke produz uma ampla gama de ferramentas utilizadas por profissionais para o teste de sistemas e circuitos elétricos, aquecimento, ventilação e ar condicionado, controles de processos e outros equipamentos elétricos e mecânicos. Os produtos da Fluke incluem pontas de prova e uma diversidade de outros acessórios.

Perfil: A Fluke Corporation é líder mundial em ferramentas eletrônicas de teste e software para manufatura, distribuição, e serviços elétricos e eletrônicos. Fundada em 1948, a empresa tem alcançado posição de destaque em todos os mercados nos quais compete e sua marca é reconhecida pela portabilidade, robustez, segurança, fácil utilização e padrões rígidos de qualidade. Pertencente à holding Danaher Corporation, a Fluke tem sede em Everett, Washington, EUA. Os complexos fabris estão situados nos EUA, Reino Unido e Holanda. A Fluke Corporation possui subsidiárias e canais representantes em mais de 100 países na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Austrália e emprega aproximadamente 4.000 pessoas no mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: