Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2009 - 11:45

Com festas e danças típicas, Lituânia comemora mil anos

Milênio do país terá a presença do cônsul honorário no Brasil, que também participa do World Lithuanian Economic Forum e da recepção de gala no palácio presidencial, celebrada no dia 06 de julho.

Considerada uma das três repúblicas bálticas, a Lituânia festeja no próximo dia 06 seu milênio de existência. A data, além de comemorar a coroação do Rei Mindaugas, também marca o regresso do veleiro Ambersail ao porto de Klaipèda, em 05 de julho. Em nove meses, os velejadores deram a volta ao mundo, passaram por cinco continentes, percorreram mais de 40 mil milhas, levando o nome da região para 26 comunidades em 20 países diferentes. No ano passado, Vilnius, capital da Lituânia, foi eleita a capital cultural da Europa para 2009.

“Ter a chance de participar e comemorar essa data é uma experiência única”, afirma Francisco Ricardo Blagevitch, cônsul honorário da Lituânia no Brasil. Blagevitch, que também é presidente América Latina da empresa de tecnologia Asyst Sudamérica, é responsável por difundir as raízes e a cultura lituana no Brasil, além de estreitar relações diplomáticas e comerciais entre os dois países. “Com um cronograma de mais de 700 eventos, a Lituânia está em festa para celebrar seu milênio. Festivais de dança estão ocorrendo em todo o país”, afirma.

Ao lado do presidente da Lituânia, ministros, empresários, embaixadores e outros cônsules de todo o planeta, Blagevitch também marca presença no World Lithuanian Economic Forum, que acontece nos dias 02 e 03 de julho. Durante sua estadia no país, o executivo ainda participa da reunião de cônsules da Lituânia, que reunirá 120 autoridades. “Esses eventos nos aproximam ainda mais da cultura do país”.

No Brasil, a comunidade lituana começou a se formar em 1890 com a vinda de 25 imigrantes. Hoje, está estimada em cerca de 300 mil descendentes, a grande maioria concentrada na cidade de São Paulo, que está entre as maiores colônias de lituanos do mundo.

“Esse ano é uma boa oportunidade para todos os descendentes de lituanos visitarem a terra dos seus ancestrais. Além disso, o convite da Lituânia também se estende a todos os brasileiros interessados em ampliar conhecimento e cultura”, finaliza Blagevitch.

Consulado da Lituânia no Estado de São Paulo, Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4.384 – conj. 1016 (Alphaville/SP) | Tel.: (11) 4153-3592 | Site: www.consuladodalituania.com.br | E-mail: [email protected] | Embaixada da Lituânia: http://ar.mfa.lt/ e [email protected]

Perfil da Lituânia - A Lituânia, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes é uma das três repúblicas bálticas, e foi a primeira república soviética a conquistar a sua independência, em 1980. Os mil anos de existência do país, comemorados em 2009, contrapõem-se à independência recente criando uma profusão de histórias e culturas peculiares. Em 1991, a Lituânia entra nas Nações Unidas e em 2004 é reconhecida como membro da União Européia. Nas eleições presidenciais de maio desse ano, foi eleita Dalia Grybauskaitė, a primeira mulher a ser escolhida para o mais alto cargo político do país. Anteriormente, o cargo havia sido ocupado por Valdas Adamkus. O regime político é a democracia parlamentar com mandado presidencial de cinco anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira