Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2009 - 10:51

Petrobras Distribuidora terá primeira estação de abastecimento do Brasil para veículos a hidrogênio


Será da Petrobras Distribuidora a primeira estação do Brasil capaz de abastecer veículos movidos a hidrogênio. A unidade funcionará no complexo onde se localiza a Empresa Municipal de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), localizada na Rua Joaquim Casemiro, 290, bairro Planalto, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

A iniciativa faz parte do projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, que será apresentado no dia 1º de julho (quarta-feira), na EMTU/SP, e que foi implantado por um consórcio formado, além da BR, pela AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, EPRI International, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys e a Tuttotrasporti. O projeto foi conduzido em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A BR foi a empresa escolhida como a responsável pela integração entre dois importantes parceiros no projeto – AES Eletropaulo e Hydrogenics –, na obtenção das licenças para projeto, instalação, operação e manutenção da estação de abastecimento do ônibus a hidrogênio. O CENPES (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras) auxiliou na obtenção de conhecimento e no desenvolvimento de especificações brasileiras desta tecnologia e na preparação de estudos relacionados à análise de riscos e segurança operacional.

A estação poderá gerar até 120 kg de hidrogênio por dia a uma pressão de 450 kg/cm2, capaz de abastecer até três ônibus com autonomia para cerca de 300km. Num primeiro momento, armazenará hidrogênio suficiente para apenas um ônibus. Posteriormente, com a entrada em operação de mais veículos, esta capacidade será estendida até o máximo previsto.

O objetivo do projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio é desenvolver o uso de tecnologia de produção e aplicação veicular de hidrogênio no Brasil, propiciando a criação de um novo mercado de transporte coletivo com emissão zero de poluentes. Líder de mercado e única distribuidora presente em todo o território nacional, a Petrobras Distribuidora vem participando ativamente de iniciativas que visam à disseminação do uso de combustíveis menos poluentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira