Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2009 - 11:27

TÜV Rheinland do Brasil realiza validação de projeto de mecanismo de desenvolvimento limpo para usina eólica da Suez Energy

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária do grupo TÜV Rheinland - um dos maiores certificadores mundiais -, está realizando a validação do projeto Monte Redondo, uma Usina Eólica desenvolvida pela GDF Suez, para certificar que o projeto se enquadra nas exigências do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e portanto tem direito a geração de créditos de carbono.

A construção e operação de uma Usina Eólica, como é o caso do projeto Monte Redondo da GDFSuez, gera energia limpa que substitui a energia suja gerado por usinas termoelétricas a carvão e diesel. A redução de emissão de gases de efeito estufa gerada pelo projeto representa um beneficio ambiental que pode ser convertido em créditos de carbono. Mechanismo que ajuda a financiar as usinas eólicas que ainda são caras quando comparado com fontes de energia convencionais. ”O nosso papel como entidade designada internacionalmente pela UNFCCC (United Nation Framework Convention on Climate Change), vinculada à ONU, é assegurar que todos critérios exigidos para a obtenção de créditos de carbono estão sendo atendidos, conforme estabelecido pelo Protocolo de Quioto”, afirma Daniel Gularte, gerente da TÜV Rheinland, responsável pelos projetos de crédito de carbono.

Ela explica que, no caso do Projeto Monte Redondo da GDF Suez no Chile, a companhia conduz o processo de validação, que consiste em uma análise detalhada de toda proposta e documentação de construção da Usina, para validar que dados como o histórico dos ventos na região, capacidade projetada das turbinas, cálculos econômicos e redução de emissão atendem as exigências da UNFCCC. A validação conclui com relatório técnico que será submetido a UNFCCC como base para o registro oficial do projeto.

“O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo apresenta uma ferramenta essencial para financiar projetos de energia renovável, e o processo de validação é um passo importante para assegurar este beneficio. Para garantir que esse processo decorra de forma transparente a TUV Rheinland nos fornece um Servico que combina o rigor e a eficiência necessária para certificar o nosso projeto” diz Philipp Hauser. (Gerente Senior de Creditos de Carbono) da GDF Suez Energy.

Perfil da TÜV Rheinland - O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Sua atuação é forte junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: