Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2009 - 10:41

Light apresenta novo carro de sua frota: um veículo híbrido

A Light acaba de adquirir seu primeiro carro sustentável. O veículo vai atender a diretoria da Light. O Toyota Prius é um automóvel híbrido que faz uso de seu motor elétrico, utilizando a energia da sua bateria e do motor à combustão.

O mix de consumo permite, segundo a fabricante, reduzir em 89% as emissões de CO² na atmosfera, comparando-se a um veículo movido à gasolina. Ainda assim, na cidade, o carro gasta apenas 4,3 litros a cada 100km, tornando-se um dos automóveis mais econômicos do mercado.

Quando a questão é segurança, o híbrido também não fica atrás. O modelo foi testado pela Euro NCAP, programa europeu que verifica a segurança dos veículos, e recebeu cinco estrelas no quesito.

Ecologicamente responsável até no design - Para ficar com a marca da Light, o carro ganhou adesivos ecologicamente corretos. O modelo é uma reformulação da marca 3M. A cola é à base de água e não contém mais solvente. Além disso, a tinta utilizada na impressão é feita com látex, o que a torna biodegradável.

Como as baterias são carregadas pelo motor elétrico, não existe necessidade de carregamento externo, desta forma não existe problema de autonomia para tração elétrica.

O Toyota Prius funciona com um sistema exclusivo comandado por computador que alterna o uso do motor a gasolina e do elétrico, ou ambos simultaneamente, de acordo com as condições de dirigibilidade. Segundo a Toyota, todo o veículo foi pensado ecologicamente, isto é, busca o menor nível possível de emissão de poluentes pelo motor e também nos componentes utilizados na sua construção.

O processo de desaceleração do Prius (freio convencional e freio motor), por exemplo, é regenerativo, utilizando a energia gerada pelo movimento das rodas para transformá-la em eletricidade para as baterias. Já o computador de comando do veículo desliga automaticamente o motor a combustão quando o veículo pára, economizando combustível e diminuindo a emissão de poluentes.

O Toyota Prius possui um sistema híbrido que, combinado com o Controle de Válvulas Variável Inteligente (VVT-i) reduzem, em média, as emissões de CO2 em mais de 50% quando comparado com os motores convencionais. O Prius tem espaço para 4 passageiros. Seu motor a combustão tem 4 cilindros em linha (DOHC), 1,5 litro, é refrigerado a água e desenvolve 58 cv de potência em conjunto com o motor elétrico comandado por computador, que "interpreta" as ações do motorista e decide a melhor forma de reação do carro. Sensores eletrônicos instalados nos sistemas de freio e de aceleração indicam aos motores qual deles deve funcionar e em qual regime de rotações, de acordo com a carga aplicada pelo motorista.

Lançamento - A Light escolheu a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro para apresentar seu mais novo carro: uma versão hibrida. O objetivo é mostrar que, cada vez mais, a companhia de energia está comprometida com a sustentabilidade e com bem-estar da população, neste caso específico com os participantes da Maratona. O carro híbrido da empresa vai puxar o pelotão de elite dos corredores da Maratona. Para os participantes, o novo veículo representa menos recepção de dióxido de carbono durante o percurso de 42.195 km.

A Maratona acontece no próximo dia 28 de junho (domingo), com largada na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, e chegada no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Além desta corrida, o evento conta ainda com a Meia Maratona (largada na Praia do Pepe, Barra da Tijuca, e chegada no Aterro) e a Family Run (largada no Aterro e chegada também no Aterro). Estarão participando das três corridas 15 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: