Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2009 - 08:07

Brasil Offshore celebra a força do Brasil no mercado de petróleo


Centro Municipal de Convenções - MACAÉCENTRO

Pré-sal é o assunto do momento e País é destaque na terceira maior feira mundial de offshore.

A cidade de Macaé recebeu no dia 16 de junho (terça-feira), a 5ª edição da Brasil Offshore, a terceira maior feira mundial da indústria offshore — o evento perde apenas para a Rio Oil & Gas e para a OTC (Offshore Technology Conference, EUA). A feira é hoje uma referência para o setor. Mais de 400 pessoas assistiram à cerimônia oficial de abertura. O potencial brasileiro e as recentes descobertas do pré-sal foram unanimidade entre todos os depoimentos.

O gerente de Negócios da Bacia de Campos, da Petrobras, José Ayrton de Lacerda, ressaltou o valor dessas novas descobertas para o desenvolvimento do Brasil. “Temos um compromisso com o país e com o seu desenvolvimento social”, disse ele. A Bacia de Campos hoje representa 80% do petróleo brasileiro e 50% do gás natural nacional.

O presidente de Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, ressaltou o sucesso do evento em uma conjuntura internacional de grandes desafios. “A magnitude da Brasil Offshore 2009 em termos de qualidade de empresas reunidas, evidencia que estamos no caminho certo. A crise não foi suficiente para impedir o crescimento da feira.”

A feira está 15% maior, tem 100 expositores a mais, um valor 18% superior ao obtido na edição de 2007. Esse aumento é maior do que a diferença obtida nas últimas edições, quando, de 2003 a 2007, o total de expositores a mais chegou a 68.

O diretor da Brasil Offshore, Eric Henderson, destacou a importância da entrada da Reed Exhibitions Alcantara Machado na cena offshore macaense: “Agora a feira ganha a projeção internacional que merece como um dos principais eventos do setor.”

Pré-sal é garantia de desenvolvimento econômico para o País - Julio Cesar Carmo Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, declarou que o Rio é a capital da energia no País e que estamos vivendo um momento pródigo. Ele citou uma frase do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, dizendo que o pré-sal “é um bilhete premiado”. A partir dessa declaração, o Secretário ressaltou a relevância de manter o marco institucional e que, a partir deste, o Estado deve se apropriar dessa riqueza, de forma que ela vire renda para a sociedade brasileira, conforme permite a legislação brasileira. Ele aproveitou a oportunidade para citar a questão dos royalties do petróleo: “É preciso esclarecer que 50% são distribuídos para os Estados e Municípios e os outros 50% vão para a União, que tem autonomia para redistribuir esses valores.”

De acordo com Nelson Narciso, diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), até 2013 serão investidos cerca de US$ 200 bilhões neste mercado, sendo US$ 116 bilhões em exploração e produção. Desse montante, 35% são exclusivamente para o pré-sal.

O prefeito Riverton Mussi que encerrou a cerimônia, mostrou o quanto a indústria de petróleo beneficia a cidade de Macaé. A economia local cresceu 600% em dez anos, gerando um ciclo virtuoso que transformou a região na quarta cidade do país em número de carteiras assinadas. Hoje são 3500 empresas dedicadas ao setor na cidade. No ramo de turismo de negócios, que representa 10% do PIB do município, o incremento similar: cresce a taxas de 6% ao ano. Ele destacou ainda o quanto a Petrobras pretende aumentar de produção na Bacia de Campos até 2013, pulando dos atuais 1750 barris por dia para 2067 para daqui a quatro anos.

Presentes no evento o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Carmo Bueno, representando o governador do estado, Sérgio Cabral; o gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos da Petrobras, José Ayrton de Lacerda; o Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), João Carlos de Luca; o diretor geral da Organização da Indústria do Petróleo – ONIP, Eloi Fernandez Y Fernandez; o representante da OTC, Fernando Machado; o presidente da Câmara dos Vereadores de Macaé, Paulo Antunes; o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Nelson Narciso; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Raul Eduardo David de Sanson e o diretor da Brasil Offshore, Eric Henderson, e uma plateia de autoridades nacionais, internacionais e. Empresários.

5º edição do Brasil Offshore, de 16 a 19 de junho de 2009, das 14h às 21h, no MacaéCentro, Centro de exposições Jornalista Roberto Marinho, Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé ( RJ).

Conferência Internacional: Dias 17 e 18 de junho, das 9h às 17h30. | Rodada de Negócios: Dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h. Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.

Perfil da Reed Exhibitions Alcantara Machado - Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios. Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios no Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil, bem como realizar novas parcerias.

Perfil da Reed Exhibitions - A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 6 milhões de profissionais da indústria ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 38 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 39 escritórios próprios. A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, na indústria de petróleo, como a Offshore Europe (Aberdeen - UK). A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: