Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 19:00

Primeiras turbinas a gás Trent 60 nos Estados Unidos acionadas com sucesso


As três primeiras turbinas a gás Trent 60 instaladas nos Estados Unidos foram acionadas pela primeira vez, com pleno sucesso. As unidades estão localizadas em duas estações de energia elétrica nas cidades de Lowell e Braintree, em Massachusetts, próximo a Boston.

Todas as três unidades são acionadas por conjuntos de geração Wet Low Emissions (WLE) com motores Trent 60, e são capazes de utilizar tanto gás quanto combustível líquido, com geração de até 58MW cada.

Operada por sua proprietária Montgomery Energy Partners LP, a instalação de Lowell, designada L'Energia, foi acionada com sucesso ao final de 2008. O conjunto de geração singelo, com turbina a gás Trent 60, é parte de um projeto de remotorização de uma usina de ciclo combinado, substituindo uma turbina a gás mais antiga e menos eficiente, para prover energia eficiente com boa relação custo/benefício e ambientalmente não agressiva, para atender aos crescentes requisitos de energia da rede ISO-New England.

Cada um dos dois pacotes de geração Trent 60 de propriedade da Braintree Electric Light Department, que os opera em sua Estação Geradora Thomas A. Watson, na cidade de Braintree, foi acionado com sucesso pela primeira vez em março e abril de 2009. As duas novas unidades Trent 60 fornecerão 116MW de energia elétrica à nova rede ISSO New England em ocasiões de pico de demanda.

“Esses três acionamentos bem sucedidos”, declarou Charlie Athanasia, Vice-Presidente de Geração de Energia do negócio de energia da Rolls-Royce, “se constituem num significativo marco, destacando o crescente interesse do mercado no produto Trent, derivado do motor aeronáutico, para aplicações em geração industrial de energia. Conjuntos geradores Trent 60 já têm sido operados para atender a requisitos críticos de energia elétrica no Reino Unido, Canadá, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Chile e Oriente Médio, e agora podemos acrescentar os Estados Unidos a essa crescente lista.”

Bill Bottigi, gerente geral do Braintree Electric Light Department, declarou: “No momento em que ainda estamos colocando as unidades em funcionamento, a turbina a gás Trent 60 já ultrapassou nossas expectativas. O acionamento está progredindo bem, e aguardamos ansiosamente a operação comercial.”

O Trent 60 é o mais potente e eficiente motor na linha de turbinas industriais a gás da Rolls-Royce. Capaz de fornecer até 64MW de energia elétrica em serviço de ciclo simples a uma eficiência de 42 por cento, o motor estabeleceu uma nova referência para economia de combustível e economia de custos.

Perfil: A Montgomery Energy Partners LP é uma empresa de desenvolvimento de energia e gerenciamento de meios sediada em Houston, que busca oportunidades de desenvolvimento de geração de energia, de tecnologia avançada e de gerenciamento de meios no setor de energia.

Lowell, com uma população de 105.000 habitantes, é a quarta cidade do estado de Massachusetts.

O Braintree Electric Light Department (BELD) é um fornecedor de energia elétrica para os cidadãos de Braintree, Massachusetts, sem finalidade lucrativa. Foi estabelecido em 1891 por Thomas A. Watson, parceiro de Alexander Graham Bell, largamente conhecido por ter transmitido as primeiras palavras por telefone. Atualmente, o BELD é uma das 2.200 empresas públicas de energia dos Estados Unidos.

Com uma população de pouco mais de 33.000 habitantes, Braintree, Massachusetts, está localizada cerca de dez milhas ao sul de Boston.

Com mais de 160 milhões de horas de experiência de operação, mais de 4.000 pacotes de turbinas industriais a gás Rolls-Royce foram encomendadas por clientes em aproximadamente 80 países.

A Rolls-Royce é um importante fornecedor da brasileira Petrobras, particularmente no setor de petróleo e gás. Desde 2001, a Petrobras encomendou 27 pacotes de geração de energia acionados por turbinas a gás RB211 para serviço offshore, no valor de mais de US$ 300 milhões. Quando todos os 27 pacotes estiverem operacionais, os motores Rolls-Royce estarão fornecendo energia para produzir mais da metade de todo o petróleo no Brasil.

A expansão da indústria local no desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural levou a um forte crescimento nas vendas. A mais recente encomenda offshore inclui quatro pacotes de geração de energia com turbinas a gás Rolls-Royce para uso na nova plataforma semi-submersível de US$ 1,2 bilhão, a P-56.

Desde 2002, três conjuntos de geração RB211 Dry Low Emissions (DLE) operam uma instalação de co-geração de energia de ciclo combinado numa fábrica de fertilizantes da Petrobras em Camaçari, Brasil.

Em 2008, a primeira turbina industrial a gás Trent da América Latina entrou em serviço para a empresa de geração de energia Hidroeléctrica La Higuera S.A., no Chile. O pacote de geração de energia Trent 60 Wet Low Emissions (WLE) de duplo combustível, instalado numa nova usina em Colmito, Chile, é capaz de fornecer até 58 MW de energia elétrica.

A Rolls-Royce, um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, estabeleceu posições fortes em seus quatro mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.

A empresa tem uma ampla base de clientes que inclui mais de 600 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 2.000 clientes considerados principais, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países. Com instalações em 50 países, a Rolls-Royce emprega 39.000 funcionários em todo o mundo, e tem negócios sediados no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Escandinávia, Cingapura e China. A presença global permite ao Grupo acesso a oportunidades internacionais de crescimento de longo prazo com sua tecnologia, presença, parcerias e pessoas.

Em 2008, a Rolls-Royce e seus parceiros investiram mais de £800 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais o aspecto ambiental de seus produtos. A principal área de investimento em tecnologia objetiva reduzir a emissão de ruídos e gases.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: