Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2009 - 09:32

Cesa retoma exportações

Após 11 anos a filial da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) em Rio Grande, localizada no Porto Novo, voltou a embarcar carga com destino à exportação às10h30min, desta segunda-feira (1º), com a operação do navio Angora (bandeira de Malta). O primeiro navio a operar desde que a filial foi reativada como terminal de embarque de arroz, deixando de ser somente uma unidade de armazenamento, deverá embarcar cerca de sete mil toneladas de quebrado de arroz, destinado à alimentação animal. O embarque da carga, que tem como destino o Porto de Antuérpia (Bélgica), deverá ser concluído na noite do dia 2 de junho.

A estrutura da Cesa recebeu investimentos do Governo do Estado de R$ 500 mil habilitando-a para realizar o embarque de arroz por via marítima. A obra incluiu a instalação de novas esteiras de transporte de grãos e cereais e de uma torre de carregamento de 500 toneladas/hora. Com isso, a Cesa surge como uma alternativa para o setor que tinha dificuldades para armazenar os quatro tipos de arroz (branco, parabolizado, quebrado para consumo humano e quebrado destinado à alimentação animal). O silo da Cesa em Rio Grande tem capacidade para 58mil toneladas de arroz e irá ajudar no escoamento da safra gaúcha, que representa 60% da nacional.

No início de fevereiro desse ano a Cesa voltou a atuar como terminal, realizando o embarque de arroz em barcaça. Até o momento já foram efetuados no local o embarque de seis barcaças, movimentando 200 mil toneladas de arroz, destinadas aos terminais portuários de Rio Grande da Tergrasa e Bianchini.

Conforme o supervisor operacional da Cesa, Nelci Locatelli, ainda nesta semana, na quarta-feira (03), um novo navio deve atracar no Porto Novo para receber sete mil toneladas de arroz. O navio Frotargentina, levará a carga para o Norte do Brasil. Desde o dia 22 de maio o Frotargentina encontra-se atracado no Porto de Porto Alegre, onde realizou o descarregamento de 9,5 mil toneladas de sal a granel e está carregando no terminal da Cesa, no porto da capital, uma carga de 5 mil toneladas de arroz e 4 mil toneladas de trigo, também com destino ao Norte do país. De acordo com a Wilson, Sons Agência Marítima, em Rio Grande, após operar no terminal da Cesa, o navio ainda embarcará cerca de 3 mil toneladas de arroz no terminal da Tergrasa. | Por: Alan Bastos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: