Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2009 - 22:08

US Chamber e Amcham defendem maior cooperação entre Brasil e Estados Unidos

O Brasil vive um momento privilegiado e a intensificação da parceria com os Estados Unidos deve trazer saldos positivos para ambos os lados. A avaliação é comum à iniciativa privada brasileira e americana e defendida tanto pela US Chamber of Commerce quanto pela Amcham-Brasil.

“Gostamos do que está acontecendo no Brasil: expansão dos negócios, emergência do País como liderança, desenvolvimento de combustíveis alternativos, pesquisas e progressos em diferentes indústrias. Queremos encorajar isso. Trata-se de uma relação fundamental para o sucesso dos próprios EUA e precisamos estar atentos a ela”, disse Tom Donohue, presidente da US Chamber, em encontro na Amcham-São Paulo nesta sexta-feira (29/05).

A necessidade de reforçar uma agenda conjunta foi destacada no evento também por Gabriel Rico, CEO da Amcham. “Os principais temas a serem trabalhados são energia, agronegócio, meio ambiente, comércio e investimentos. Brasil e Estados Unidos, governo e empresariado devem atuar em parceria”, afirmou ele.

Novos acordos - Para aprofundar a relação bilateral, Donohue destacou a importância do estabelecimento de dois acordos: um com o objetivo de estimular investimentos e outro para evitar a bitributação entre os dois países – este último, na visão do executivo, próximo de se tornar realidade.

O presidente da US Chamber elogiou a atuação brasileira no sentido de estimular a retomada das negociações da Rodada Doha de liberalização do comércio mundial e também as medidas que vêm sendo adotadas para proteger a propriedade intelectual no País. “O Brasil tem sido muito agressivo nessa luta, especialmente em relação a softwares, tecnologia da informação, saúde e aviação.”

Donohue veio ao Brasil em missão para se reunir com líderes do governo e do empresariado, discutir oportunidades de expansão do comércio e dialogar sobre segurança energética, entre outras questões. Além de São Paulo, esteve no Rio de Janeiro e em Brasília, onde se encontrou com representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira