Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2009 - 09:17

Seminário em Fortaleza discute relação Porto-Cidade

A Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro realizam na próxima semana (01, 02 e 03 de junho), no auditório de Ciências da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, o Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis: Portos, Turismo e Atividades Econômicas de Base Comunitária. O ministro Pedro Brito participará da abertura do evento.

O intuito é apresentar as políticas de controle nos portos e a relação Porto-Cidade nos municípios com potencial turístico e discutir os impactos e benefícios das atividades turísticas na zona costeira com diferentes atores do setor privado, governamental e entidades da sociedade civil sem fim lucrativo, além de promover a troca de informações dos diversos segmentos da sociedade buscando sua integração e estimular os municípios costeiros a internalizar em seus Planos Diretores o processo de gestão ambiental integrada.

Ainda durante o evento, será firmado um convênio por meio da celebração de um Termo de Apoio Técnico e Financeiro entre a Secretaria Especial de Portos e a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro para o desenvolvimento sócio-econômico na zona costeira.

Integrantes de diversas instituições públicas e privadas, tais como representantes dos Municípios Costeiros, do Estado, Ministério do Turismo, das Universidades, empreendedores, entre outros já confirmaram presença. Representantes dos vários segmentos correlatos apresentarão palestras com debates ao final de cada grupo.

Esta não é a primeira vez que a SEP participa de um evento voltado para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões costeiras. Em outubro de 2008, na cidade de Cubatão, representantes da Secretaria e dos portos de Santos, Vitória, Belém e de Rio Grande estiveram presentes durante um seminário que apresentou Políticas Sustentáveis e Integradoras entre Portos e Cidades.

A discussão sobre a atividade turística e as atividades econômicas de base comunitária no âmbito do gerenciamento costeiro é extremamente importante uma vez que essas atividades dependem diretamente da qualidade sócio-ambiental do litoral brasileiro e da sustentabilidade da infraestrutura existente.

Prestigiarão o evento: o Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Aloísio Sérgio Novaes; do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge Mello; do Porto do Recife, Alexandre Catão; o Gerente de Meio Ambiente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Arlindo Monteiro; e o Secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: