Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2009 - 10:41

Eficiência energética é o foco da Siemens na FIEE

A Siemens mostra na 25ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação (FIEE) que a tecnologia dos “green products” pode ser uma excelente aliada na redução de custos em energia, fator importante para ajudar na competitividade industrial Brasileira. Durante o evento, que ocorre entre os dias 1 e 5 de junho, no Anhembi (SP), engenheiros e técnicos vão mostrar que é possível aplicar os conceitos de maior eficiência energética em atividades tão diversas como geração, cogeração, transmissão, distribuição e utilização da energia – para prédios, iluminação ou indústria – bem como em atividades ligadas à produção industrial, tratamento de água e transporte.

Num panorama econômico mundial marcado por acirrada competitividade entre empresas, aumentos nos custos, principalmente de energia, e escassez de recursos naturais, a Siemens está focada em ajudar os seus clientes a obter mais e melhores resultados pelo uso eficiente dos recursos que possuem. Para isso, investe anualmente cerca de US$ 6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais eficientes e com menos impacto ambiental. Durante a FIEE, os visitantes poderão conferir uma parte deste portfolio e conhecer produtos voltados para geração de energia renovável e mobilidade, carros-chefe do seu portfolio ambiental.

Com base em pesquisas e avaliações de campo direcionadas à necessidade da indústria de economizar energia, diminuir gastos e ampliar a produção, a divisão de Soluções Industriais da Siemens desenvolveu o Energy Optimization Services, um conjunto de serviços realizado por uma equipe que visa a racionalizar o consumo de energia em todas as etapas de produção. Essa e outras soluções podem ser conferidas no estande da empresa na FIEE.

A divisão Water Technologies vai mostrar o caso de aplicação da tecnologia de ponta em tratamento de água, com otimização de recurso. Em um dos cases apresentados, a Siemens desenvolveu em Pequim um sistema que ampliou a capacidade de tratamento de efluentes da estação em 150% utilizando pouco espaço e gerando efluentes de boa qualidade, usados na irrigação de parques da Vila Olímpica, durante as Olimpíadas de 2008.

O crescente aumento da demanda mundial por energia fez a busca por alternativas mais limpas e confiáveis entrar na pauta dos grandes grupos industriais A Siemens no Brasil está disponibilizando no mercado brasileiro fontes alternativas de energia, obtidas por meios dos ventos (eólica) ou tendo como origem resíduos agro-industriais (cogeração).

Outra solução apresentada pela Siemens durante a FIEE está focada nos processos de transmissão e distribuição. Com o HVDC (High-voltage direct current) é aumentada a eficiência do processo de transmissão de energia a grandes distâncias. O gerenciamento de energia, ou seja, a sua utilização de maneira mais racional, um dos pilares do SMART GRID, será tema de uma apresentação de case no estande da empresa.

Nos últimos anos, a variedade de produtos eco-eficiente que a Siemens oferta ao mercado foi ampliada, principalmente com componentes para usinas eólicas. Atenta à possibilidade de o Brasil ampliar sua matriz energética com energias renováveis, a Siemens estruturou no País uma equipe especializada no atendimento técnico e comercial ao mercado nacional para oferecer produtos e soluções na área de energia eólica.

Como instrumento para proporcionar um planejamento mais apurado das necessidades de consumo energético, a Siemens apresenta o SIMARIS. O sistema é baseado no conceito de Totally Integrated Power – aplicação inteligente para uma distribuição de energia universal em edifícios comerciais e industriais, desde a média tensão até a carga final. Assim, oferecendo um elevado potencial de economia em todo o ciclo do projeto, desde o investimento, passando pelo planejamento e instalação, até a operação.

Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente a maior empresa do setor eletroeletrônico do país, com suas atividades agrupadas em três setores: Industry, Energy e Healthcare, enquanto a Siemens IT Solutions and Services tem atividades nos três campos. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil, como no fornecimento dos geradores para a Usina Hidroelétrica de Itaipu. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no país e por mais de 25% das telecomunicações. No Brasil, o Grupo Siemens conta com cerca de nove mil colaboradores, seis centros de pesquisa e desenvolvimento e onze unidades fabris.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: