Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2009 - 10:53

Nexans anuncia sucesso de projeto com cabo supercondutor

Grupo anuncia parceria com a empresa Bruker HTS na criação de sistema de transmissão de energia mais eficiente e confiável .

A Nexans, líder mundial na indústria de cabos, acaba de anunciar a conclusão do projeto Super 3C, uma parceria com institutos tecnológicos europeus e a companhia alemã Bruker HTS no desenvolvimento e teste de um cabo supercondutor de alta temperatura (HTS). Cerca de 5,2 milhões de euros foram investidos no projeto, parte subsidiado pelo 6º Programa para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da União Européia.

Os testes contribuíram para a fabricação do primeiro cabo do mundo a usar fitas supercondutoras de segunda geração (2G) como elementos portadores de corrente, que constituem um perfeito condutor elétrico, uma vez resfriado a -200ºC. No futuro, o novo sistema reduzirá as perdas nas linhas de energia, diminuindo a emissão de gases poluentes. Com cerca de 30 metros de comprimento, o condutor suporta transmissões da ordem de 17 megawatts.

Para o projeto, a Nexans e a Bruker HTS desenvolveram, ainda, sofisticados métodos para a montagem dos condutores 2G, a partir da sua associação com o cobre, dando origem a um cabo híbrido, que permite a conexão com componentes de redes convencionais. Ao todo, foram fabricados e testados cerca de 4.000 metros de cabos supercondutores.

"Essa conquista demonstra o papel de liderança das instituições européias no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes, flexíveis e confiáveis”, afirma Jean - Maxime Saugrain, gerente da área de supercondutores da Nexans e coordenador do Projeto Super 3C. “O projeto deve impulsionar o mercado europeu de cabos supercondutores.", conclui.

Perfil da Nexans - Nexans, líder mundial na indústria de fios e cabos, oferece uma extensa linha de produtos e sistemas de cabeamento para os setores de infra-estrutura, indústria e construção civil. O grupo atende os segmentos de mercado de energia, transportes, telecomunicações, construção naval, petróleo e gás, energia nuclear, automotivo, eletrônico, aeronáutica e automatização. A empresa possui cerca de 22 mil colaboradores no mundo, está presente em mais de 80 países e administra 8 centros de pesquisa e desenvolvimento. Desde 2001, a empresa está listada na Bolsa de Valores de Paris. Em 2007, a organização faturou 7,5 bilhões de euros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: