Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2009 - 10:14

Lula conversa sobre comércio exterior com o presidente chinês


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Pequim para uma visita oficial de três dias à China, onde vai tentar ampliar as relações comerciais. Nos últimos dois meses o país se tornou o maior importador de produtos brasileiros, superando os Estados Unidos. Entre outras questões, será abordada a reforma do sistema financeiro internacional para evitar futuras crises.

Do aeroporto internacional da capital chinesa, que têm 11h a mais em relação ao horário oficial de Brasília, o presidente seguiu para a Casa de Hóspedes do Estado para descansar. Á noite do dia 18 de maio (segunda-feira) teve um jantar privado oferecido pelo presidente Hu Jintao no Jardim Imperial da Casa de Hóspedes.

A pauta de visita inclui temas bilaterais como comércio e cooperação tecnológica na área espacial. No comércio, o interesse brasileiro é equilibrar a balança comercial, que nos três primeiros meses do ano registrou um saldo negativo para o Brasil de US$ 219,84 milhões.

O governo brasileiro quer abrir o mercado chinês para exportação de carnes de frango e de porco. No caso do frango, os chineses aceitaram inicialmente, mas não estão autorizando as licenças de importação. No caso da carne de porco, a China é a maior produtora e consumidora mundial. Consome 40% de toda a carne de porco produzida no mundo. Para autorizar as exportações brasileiras, os chineses querem que o Brasil compre também.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira