Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

13/05/2009 - 09:38

Brasil Sabor abre roteiro de festivais gastronômicos


Bahia participa do maior festival gastronômico do planeta com 101 restaurantes espalhados por 19 municípios.

A etapa baiana do Brasil Sabor 2009,começa no dia 15 de maio (sexta-feira), maior festival gastronômico do planeta. Iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae e Ministério do Turismo, o evento envolve mais de 1300 restaurantes, mais de 100 apenas na Bahia, que tem 19 cidades participantes nas regiões da Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros e Recôncavo Baiano. Criado para movimentar a cena gastronômica nacional propondo sabores e preços diferenciados aos clientes, o Brasil Sabor inclui festins gastronômicos, cursos para o setor, demonstrações culinárias e até uma corrida de garçons, divididos numa intensa programação que vai até o dia 14 de junho.

Com o tema “Todos os sabores, uma só arte”, o Brasil Sabor 2009 tem como grande desafio a criação de receitas que valorizem a cultura de cada região e seus ingredientes típicos. Na prática, busca o desenvolvimento da Bahia na sustentabilidade dos seus produtos regionais. O resultado dessa rica miscelânea de sabores e histórias é o já tradicional livro “Segredos dos Chefs”, que chega agora à sua quarta edição, com todas as receitas participantes e o olhar inspirador do fotógrafo Mário Jorge Marques. Para o presidente da seccional baiana da Abrasel, Luiz Henrique do Amaral, mais do que promover a gastronomia, a realização de festivais pode ser uma alternativa para incrementar o setor em tempos de crise. “Acreditamos que o Brasil Sabor vai manter a tradição de movimentar os restaurantes durante todo o período, atraindo consumidores locais e turistas e consolidando a Bahia como um dos grandes pólos gastronômicos do país”, garante.

Produção associada ao turismo – Resultado do esforço concentrado entre Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo, além das secretarias estaduais de Agricultura e Turismo, o festival Brasil Sabor é apenas uma das ações do movimento que leva o mesmo nome, e tem como objetivo a promoção e valorização da gastronomia brasileira como diferencial competitivo para o turismo.

A partir desse conceito, em 2009, o Brasil Sabor está incentivando a produção associada ao turismo e o uso de ingredientes regionais nas receitas participantes. Uma novidade da edição é a promoção “Delícias da Bahia”, na qual pratos de cada estabelecimento virão acompanhados de doces produzidos em diversos destinos turísticos do estado.

Entre as delícias reveladas está a bala de marfim da Tia Pombinha, atrativo que se tornou cartão postal de Belmonte e já faz parte do roteiro turístico de quem visita a cidade. A intenção é impulsionar a produção associada ao turismo para inserir economicamente as comunidades que vivem da agricultura familiar.

Cozinha Show - Uma das atrações mais esperadas do festival é a Cozinha Show, que funcionará na praça central do Shopping Iguatemi entre os dias 27 a 31 de maio. Grande vitrine do festival, a cozinha será movimentada por sessões de degustação, demonstrações de chefs, cursos e até sessões de culinária infantil. Ao todo, a estrutura tem 120 m² e capacidade para aproximadamente 50 pessoas em cada sessão de atividades.

Capacitação - Valorizar os profissionais que dão duro na cozinha também é um objetivo do Brasil Sabor. Durante o festival será realizado um curso de segurança alimentar para 200 colaboradores além de atividades de integração, como a corrida do garçom. O festival Brasil Sabor é uma realização da Abrasel e tem como parceiros Sebrae, Senac, Brasilgás, secretarias baianas de Agricultura e Turismo, Saltur, Sindhoteis, Banco do Nordeste, Souza Cruz, Perini e Shopping Iguatemi. [ Brasil Sabor 2009 – Bahia, site www.brasilsabor.com.br | Informações: (71) 3321-5912]

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira