Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2009 - 08:53

Retirada balsa naufragada no Rio Itajaí-Açu


Estima-se que o naufrágio ocorreu há mais de 60 anos na margem esquerda do rio, em ponto entre o berço 4 da Portonave e terminal da Empresa de Navegação Santa Catarina, em Navegantes. A retirada dos escombros deve melhorar a navegabilidade do canal de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.

Uma balsa naufragada na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu há mais de 60 anos foi retirada neste final de semana consórcio TSCC – formado pelas empresas Triunfo, Serveng e Constremac – responsável pelas obras de reconstrução do cais e retroárea do Porto de Itajaí. Os trabalhos de retirada iniciaram na tarde de sexta-feira. O objetivo foi desobstruir a área onde se encontrava a embarcação, entre o berço 4 da Portonave e o terminal de atracação da Empresa de Navegação Santa Catarina [ferry boat], em Navegantes.

O engenheiro Paulo Fornari, do consórcio TSCC, informa os trabalhos para a retirada da embarcação envolveram o fracionamento da balsa ainda no fundo do rio e depois o resgate em partes. Segundo a praticagem, a retirada da embarcação e o desassoreamento do local vão melhorar as condições de navegabilidade do canal de acesso e principalmente da bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.

Segundo informações extraoficiais obtidas junto à comunidade, trata-se de uma embarcação denominada Triunfo, utilizada para o transporte das pedras utilizadas na construção do molhe norte [entre as décadas de 30 e 40] e que após a conclusão dos serviços ficou abandonada na margem do rio, vindo a naufragar anos mais tarde. Entretanto, técnicos do Arquivo Histórico de Itajaí [Fundação Genésio Miranda Lins] estão pesquisando no acervo documental a existência de registros sobre o fato. | Por: João Henrique Baggio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: