Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

12/05/2009 - 10:31

Hospital Santa Virgínia promove palestra gratuita sobre linfoma e leucemia

O câncer nos gânglios linfáticos que acomete milhões de brasileiros, como a ministra Dilma Rousseff, e o câncer do sangue serão temas de mais um evento aberto à comunidade.

O Hospital Santa Virgínia realizará, no dia 14 de maio, às 15h, a palestra gratuita “Linfoma e Câncer do Sangue”. No evento, a médica-oncologista do hospital, Drª. Simonne C. Quaglia, explicará como essas doenças atingem o organismo e falará sobre fatores de risco e da importância da prevenção.

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a incidência anual de câncer nos gânglios linfáticos praticamente dobrou nos últimos 35 anos e não se sabe ao certo quais são as razões. Em levantamento recente, a Abrale também constatou que apenas 37% dos pacientes descobriram a doença durante exames de rotina, antes de apresentar os primeiros sintomas, como aconteceu com a ministra Dilma Rousseff.

“As chances de cura são altas, dependendo do tipo e do estágio da doença. Por isso, a prevenção é fundamental quando falamos em linfoma que costuma ser silencioso”, orienta a Dra. Simonne. O sintoma mais evidente e que chama a atenção da maioria dos pacientes é o aumento dos gânglios ou o aparecimento de ínguas.

No evento, a especialista também abordará o câncer do sangue, mas conhecido como leucemia, um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos. “As leucemias caracterizam uma alteração genética adquirida (não congênita) nas células primitivas da medula óssea. E não se trata de um fenômeno hereditário, apesar de ocorrer nos genes”, esclarece a oncologista do HSV.

Entre os sintomas gerais do câncer do sangue, a Drª Simonne destaca: perda de apetite e peso; aumento dos gânglios (ínguas), fígado e baço; sensação de gripe que persiste durante muitos dias; e dor nas articulações (juntas) e ossos.

O número de vagas para a palestra é limitado e as inscrições são gratuitas. Porém, o Hospital Santa Virgínia solicita a doação de 1 litro de leite longa vida ou 1 quilo de alimento não-perecível. Os produtos arrecadados serão doados para as instituições assistidas pela ação solidária.| Ssite www.hsv.org.br.

Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (11) 2799-3424.

Linfoma e câncer do sangue, em 14 de maio (quinta-feira), às 15 horas , no auditório do Hospital Santa Virgínia (Av. Celso Garcia, 2.294 – Belém – São Paulo) próximo ao Metrô Belém.Inscrições gratuitas e informações: (11) 2799-3424.Palestrante: médica-oncologista Drª Simonne C. Quaglia

Perfil do Hospital Santa Virgínia - O Hospital Santa Virgínia é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem como entidade mantenedora a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário. Com 92 anos de existência, o HSV oferece serviços médicos e hospitalares de excelente qualidade, tecnologia de ponta e o mais importante: atendimento humanizado.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira