Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2007 - 08:17

Secretária dos EUA diz que Brasil é "parceiro global" para consolidar a democracia no mundo


Washington (EUA) - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, afirmou dia 30 de março, que o Brasil é um líder regional e um parceiro global que pode usar sua "influência crescente" para os Estados Unidos na ajuda a "jovens democracias ao redor do mundo".

"Esse é só um exemplo de parceria global que a gente precisa continuar a construir entre nossas duas grandes democracias. Nossas nações são um exemplo para o mundo de que duas sociedades grandes, multiétnicas, multirreligiosas e multiculturais podem viver juntas e prosperar juntas em paz. Então, que continuemos a ajudar outras nações que trabalhem para assegurar os mesmos princípios de liberdade, democracia e prosperidade".

A afirmação foi feita após a assinatura de um acordo com o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, para a capacitação de parlamentares do país africano de Guiné-Bissau em assuntos como orçamento público.

Segundo Condoleezza, a idéia de ajudar Guiné-Bissau partiu de uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma visita da chanceler norte-americana ao Brasil dois anos atrás.

"O presidente Lula tinha acabado de retornar de uma visita à África e sugeriu que Brasil e Estados Unidos procurassem maneiras inovadoras de cooperar e ajudar nações africanas em questões como governança e educação", afirmou a secretária.

Ela acrescentou que o acordo assinado hoje visa ajudar a consolidar a democracia no país africano. "Guiné-Bissau fez um verdadeiro progresso ao consolidar [ a democracia] nos últimos quatro anos, e é merecedora dessa assistência. Ao combinar nosso interesse comum em uma África próspera e democrática, Estados Unidos e Brasil concordaram em ajudar Guiné-Bissau a fortalecer seu sistema parlamentar e a governar de forma cada vez mais justa, em função de seu povo".| Por: Vitor Abdala/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira