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28/03/2007 - 10:57

Surya Brasil participa da 40ª edição da Cosmoprof Bologna

A Surya Brasil, fabricante de cosméticos naturais, participa na Itália entre os dias 29 de março e 2 de abril, da Cosmoprof Bologna, a maior feira do setor no mundo, que este ano ocupa uma área de 84 mil m². A empresa participará da área nobre do pavilhão 21, coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e apoio da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos). A presidente da Surya Brasil, Clélia Angelon, estará presente ao evento.

A Surya Brasil lançará para o mercado europeu, durante a Cosmoprof, seus primeiros produtos para tratamento de rosto e corpo, uma extensão da linha Amazônia Preciosa formada por shampoos, condicionadores e máscaras capilares. Todos os itens da linha contêm o óleo essencial da árvore Preciosa (encontrada apenas na Amazônia) e as fórmulas são elaboradas com ingredientes de origem natural, óleos essenciais e vegetais com certificação orgânica. A extensão da linha é formada por nove produtos, os primeiros desenvolvidos pela Surya Brasil para tratamento facial e corporal. Todas as matérias-primas são extraídas de modo sustentável, visando a preservação das florestas e dos trabalhadores que vivem da coleta das plantas utilizadas pela empresa. Toda a linha segue o conceito vegano (não faz testes em animais nem utiliza ingredientes de origem animal). Para esta linha a Surya Brasil desenvolveu uma embalagem 100% biodegradável – a primeira a ser lançada por uma empresa brasileira de cosméticos, e vencedora do Troféu Embanews de Destaque do Ano.

Os cosméticos da Surya Brasil foram introduzidos nos EUA em 1997 e em 2001 a empresa abriu um escritório em Nova York, o que possibilitou a ampliação de sua participação no mercado externo. Hoje, as exportações representam 50% do faturamento. Em 2005, a Surya Brasil inaugurou escritório na Índia e atualmente exporta também para outros 14 países: França, Grécia, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Líbano, Arábia Saudita, Kwuait, Taiwan, Colômbia, Uruguai, Chile, Rússia e Japão.

Ao todo, 18 empresas brasileiras estarão no pavilhão brasileiro da Cosmoprof Bolonha.

Dados do mercado de cosméticos (fonte: Abihpec): Crescimento em dólares do mercado brasileiro em 2006: 26% | Crescimento estimado do mercado global: 1,2% | Nos últimos cinco anos, as exportações do setor tiveram um crescimento acumulado de 138%, atingindo US$ 484,4 milhões.

No mercado interno, a indústria do setor também registrou bons resultados, com um aumento de 5,6% em volume e 14% em faturamento. Em 2007, a Abihpec estima que o setor cresça aproximadamente 12%.

A indústria da beleza é um dos setores da economia que mais emprega mão-de-obra feminina no país. As oportunidades de trabalho, somando profissionais de beleza, como cabeleireiros, manicures, esteticistas, vendedores em lojas de franquia e revendedores de produtos, se aproximam da casa dos três milhões.

O Brasil ocupa agora a terceira posição no ranking mundial. Em 2005, nosso país já havia desbancado mercados tradicionais, como a Alemanha e a Inglaterra. Agora, com vendas no valor de US$ 18,2 bilhões (preço ao consumidor), superou também o mercado francês, ficando atrás apenas de Japão e EUA.

Dados de mercado da Surya Brasil e da indústria de produtos naturais - A Surya Nature (nome da empresa para o mercado internacional) tem forte presença no mercado natural norte-americano: seus produtos estão nas grandes cadeias de lojas como The Health Nuts, Westerly Market, Rickys NYC e Sunflower Market. Somando as lojas de produtos naturais e as de cosméticos tradicionais, a empresa hoje distribui para 700 pontos de venda, em mais de 30 estados americanos. A empresa conta com brokers (representantes de vendas) em todo o NorthEast, como também no WestCoast.

Além da distribuição pela Surya Nature para as Beauty Supplies, Pharmacies e Variety Stores americanas, há dois grandes distribuidores para as Health Food Stores, com distribuição em âmbito nacional. Em 2006, as vendas nos Estados Unidos aumentaram 35% em comparação a 2005. A marca está se tornando cada vez mais conhecida, tanto pelos distribuidores como pelos consumidores e também tem espaço freqüente em revistas especializadas.

Na França, a linha capilar Amazônia Preciosa é encontrada na Le Printemps, uma luxuosa loja em Paris, grande referência de moda, beleza e cosméticos na França. Na Inglaterra, esta mesma linha é encontrada na Liberty, uma loja de alto padrão em Londres, e os demais produtos da empresa estão em diversas outras lojas. No Brasil, os produtos da Surya Brasil são encontrados em drogaria, perfumarias e supermercados, inclusive nas redes Futurama, Casa Santa Luzia e Carrefour.

Produto-conceito - O Conceito da Surya Brasil define os rumos da empresa e a torna diferente de outras marcas do segmento de cosméticos. Com a união da NATUREZA, da AYURVEDA e da TECNOLOGIA (o trinômio que no qual a empresa se baseia para o desenvolvimento de seus produtos), a empresa conseguiu criar cosméticos com ingredientes naturais e ao mesmo tempo livres de substâncias nocivas ao consumidor e ao meio ambiente — o que é um diferencial na indústria de beleza brasileira. Por isso seus produtos não só apresentam benefícios cosméticos, como também outras qualidades que agregam valores relacionados à preservação do meio ambiente e a um estilo de vida mais saudável e em harmonia com a natureza.

A Surya Brasil é a única empresa brasileira de cosméticos que participa das duas maiores feiras internacionais de produtos naturais nos Estados Unidos – Expo East e Expo West, além das feiras Organic Products (Inglaterra), Panacea (Índia), Cosmeeting (França) e participará em novembro da India Trade Fair — e é associada à Abrapan (Associação Brasileira de Produtos Artesanais, Naturais & Bem Estar) e outras associações internacionais de empresas comprometidas com a produção de cosméticos naturais e responsabilidade ambiental: Safe Cosmetics Campaign, International Association of Natural Product Producers (IANNP) e People for the Ethical Treatment of Animals (PETA). | Surya Brasil - SAC - 3732-3417 (Grande São Paulo) ou 0800 77 07 411 (outras cidades)

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