Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2007 - 07:46

Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana chega ao Basil acompanhado de altos executivos estratégicos da economia italiana

O presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Romano Prodi, realizará visita oficial ao Brasil, nos dias 26 e 27 de março. Trata-se da primeira viagem oficial ao Brasil realizada por um presidente do Conselho de Ministros da Itália na presente década. É também a primeira visita de Romano Prodi a país das Américas. O presidente do Conselho de Ministros da Itália virá acompanhado de delegação de altos executivos de grandes empresas que atuam em setores estratégicos da economia italiana.

No dia 26, o Presidente do Conselho de Ministros italiano visitará São Paulo, onde será recebido pelo Governador José Serra, proferirá palestra na Fundação Getúlio Vargas e manterá encontros com empresários na Fiesp e na Câmara de Comércio Brasil-Itália. Em Brasília, no dia seguinte, manterá encontro de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, e será homenageado com almoço no Palácio Itamaraty. Será também recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Durante o encontro com o Presidente Lula deverão ser discutidos, entre outros temas, a cooperação econômica e comercial, especialmente nas áreas de infra-estrutura e energias renováveis, com ênfase em biocombustível; integração regional na Europa e na América do Sul; acordo Mercosul-União Européia; Mecanismos Inovadores de Financiamento ao Desenvolvimento; Rodada Doha da OMC; fortalecimento do multilateralismo e reforma da ONU. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente do Conselho de Ministros Romano Prodi deverão reafirmar o compromisso com o estabelecimento de uma parceria estratégica e concordar em instituir Mecanismo de Consultas no mais alto nível político, que contemplará reuniões anuais com vistas à avaliação dos compromissos acordados, à fixação de novas metas para o relacionamento bilateral e à coordenação de posições sobre temas de interesse mútuo da agenda internacional.

No relacionamento Brasil-Itália sobressaem os sólidos vínculos humanos que unem os dois povos, ilustrados pelos 25 milhões de brasileiros de origem italiana, muitos dos quais com dupla cidadania.

Em 2006, as relações econômico-comerciais entre o Brasil e a Itália receberam forte impulso com a realização de duas importantes missões empresariais - da Confederação de Indústrias da Itália ao Brasil, em março, e da Fiesp/ Fiemg a Roma e Milão, em outubro. No plano institucional, foi criado o Conselho Brasil-Itália de Cooperação Econômica, Financeira e para o Desenvolvimento, que realizou sua primeira reunião em Roma, em setembro.

Essas ações deverão incrementar o fluxo do comércio bilateral que vem batendo recordes sucessivos nos últimos anos (US$6,4 bilhões em 2006) e impulsionar os investimentos italianos no Brasil em novas áreas como a de infra-estrutura. A Itália ocupa o 12º lugar entre os países investidores no Brasil, com estoque de US$4,4 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira