Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2009 - 10:27

Porto de Itajaí implanta nova sinalização náutica


As condições climáticas desfavoráveis ocorridas no último domingo em toda a região da Foz do Rio Itajaí foram decisivas para que uma das bóias do sistema de sinalização do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí afundasse e trouxesse algumas dificuldades de manobra para dois navios na segunda-feira. Preocupada com esta situação, e atendendo determinação da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, a Superintendência do Porto iniciou nessa quarta-feira, 11, a colocação de seis novas bóias.

A implantação das bóias visa a adequação e melhoria da sinalização náutica, balizamento e segurança a navegação do canal externo de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí. Estão sendo instaladas seis bóias luminosas Tipo BL-E adquiridas junto à empresa Coral Sub Serviços Sub-Aquáticos Ltda, de Paranaguá [PR], que venceu licitação pública no valor total de R$ 497,419,50. Cada bóia pesa seis [06] toneladas e mede 9,50m de comprimento por 2,65m de largura. São fabricadas em aço puro, contendo lanterna específica para sinalização noturna, led [energia solar], poita [caixa de concreto para imersão da bóia] e corrente.

De acordo com o gerente de Engenharia do Porto de Itajaí, André Pimentel, “As bóias chegaram a Itajaí no dia 11 de março( quarta-feira), sendo que a empresa iniciou imediatamente o trabalho de instalação das mesmas. Após a instalação da nova bóia cinco (antiga bóia 03), será resgatada e restaurada a antiga que afundou para servir de reserva do novo sistema de sinalização.”, afirmou.

O projeto de escolha e compra das novas bóias de sinalização foi aprovado pelo Serviço de Praticagem e pela Delegacia da Capitania de Portos de Itajaí [Marinha do Brasil], sendo que o trabalho de vistoria e manutenção das bóias é periodicamente realizado pela Superintendência do Porto de Itajaí na condição de Autoridade Portuária.

Para o Diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, o acesso de navios volta à normalidade ainda nessa tarde de quinta, 12. Alerta, contudo, que “O tempo também terá que colaborar com a equipe que está fazendo a instalação das bóias, uma vez que elas estarão localizadas no canal externo e todo o trabalho depende das condições da maré.” | Por: Luciano Sens

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: