Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2009 - 09:02

Porto do Rio Grande: licitação para o aprofundamento do calado já tem vencedor

Ação conjunta entre governo estadual, através da Secretaria de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra), e governo federal, por meio da Secretaria Especial de Portos (SEP), garantiu na última terça-feira (10/03) a execução das obras de dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários ao Porto do Rio Grande. A Concorrência Pública Internacional SEP/PR nº 3/2008 teve como vencedor o consórcio formado pelas empresas Odebrecht (brasileira) e Jan de Nul (holandesa). O investimento chega a R$ 200 milhões, dos quais 25% são oriundos do Tesouro do Estado.

A obra, que deve iniciar em 60 dias, prevê o aprofundamento do canal de acesso ao porto gaúcho, de 14 para 18 metros, no canal externo (fora dos Molhes da Barra, com 12.974 metros de comprimento), e de 14 para 16 metros, no canal interno (entre os Molhes e o píer petroleiro, com 11.700 metros de extensão).

Com o aprofundamento o porto rio-grandino terá um dos maiores calados do Brasil e do Mercosul. Hoje os navios que operam em Rio Grande (pós-panamax) e não utilizam sua capacidade máxima de carga, devido ao calado, poderão completar sua carga com o aprofundamento, reduzindo significativamente os custos de frete. Além disso, com um calado maior o porto terá condições de se habilitar para captar, concentrar e tratar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia; minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia; madeiras do Uruguai; e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Paralela a essa dragagem, o governo estadual está promovendo, através da Central de Licitações (Celic), o processo licitatório de Concorrência Internacional para contratação de serviços de dragagem de manutenção continuada dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande por um prazo de cinco anos. A contratação dos serviços compreende a dragagem de manutenção dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande e ao Porto Novo, bacia de evolução do Porto Novo e canal do Norte, a serem executados de forma contínua, visando atender as necessidades operacionais do porto gaúcho e da economia do RS, através da garantia da profundidade e segurança na navegação. A estimativa é que somente neste ano sejam investidos R$ 33,5 milhões. A abertura das propostas financeiras das empresas habilitadas para realizar o serviço de dragagem de manutenção, está marcada para a próxima segunda-feira (16), às 11h. | Alan Bastos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: