Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2009 - 15:00

Presidente Lula, Sérgio Cabral e Eduardo Paes prestigiam a festa do samba na Sapucaí


No primeiro dia, com a apresentação do Império Serrano, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo governador Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes acompanhados de suas primeiras-damas, conferiram bem de perto o espetáculo na Marquês de Sapucaí, com muitos foliões cariocas, de outros estados do Brasil e muitos atros do exterior.

“O presidente Lula e dona Marisa estão muito felizes por estarem aqui, no Sambódromo. Estamos resgatando a marca do Rio, que consiste em viver com a alegria estampada no rosto”, disse o governador Sérgio Cabral.

Lula, com chapéu Panamá e vestindo camisa florida branca e azul-claro, desembarcou no sambódromo no início do desfile da primeira escola.

Depois do Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor e Unidos da Tijuca, desfilaram na Passarela do Samba. O prefeito Eduardo Paes manifestou sua satisfação por fazer parte da comemoração.

“É muito gratificante ver a integração dos governos federal, estadual e municipal. Isto sempre será um bom motivo para ser celebrado”.

Dona Marisa também esbanjou alegria e deu muito trabalho para os seguranças porque desceu várias vezes na avenida para sambar.

Ainda presentes na Marquês de Sapucaí, a primeira-dama, Adriana Ancelmo Cabral; o jornalista Sérgio Cabral; a primeira-dama do município Cristine Paes, o secretário de Governo, Wilson Carlos de Carvalho; o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes; o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, o presidente da Cedae Wagner Victer, entre outras autoridades.

A primeira escola a passar pela avenida, o Império Serrano, apesar de um desfile com fantasias e alegorias simples, recebeu o caloroso apoio do público que, em coro, relembrou o samba de 1976. Mas isso pode não ser suficiente para garantir uma boa colocação à escola, que subiu neste ano para o Grupo Especial.

"Ela mora no mar, ela brinca na areia" levantou o público e emocionou o único ainda vivo dos três compositores do música. "É a maior emoção da minha vida. Tanto tempo depois e o público ainda lembrar desse jeito", disse Vicente Matos, 70 anos, que compôs "A Lenda das Sereias e os Mistérios do Mar".

A Grande Rio, trouxe o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel passaram pela avenida, entre outros símbolos da França, como o famoso Moulin Rouge, em um desfile marcado pelas cores da bandeira francesa (azul, vermelho e branco), luxo das fantasias e grandiosidade dos carros.

Vila Isabel, terceira escola da noite que cantou os 100 anos do Theatro Municipal carioca, e não perdeu a chance de saudar o cantor Martinho da Vila.

A Mocidade Independente de padre Miguel trouxe o centenário de morte de Machado de Assis, patrono da Academia Brasileira de Letras (ABL), e de nascimento de Guimarães Rosa que foram lembrados numa viagem literária, mostrando diversos ângulos da vida brasileira. A verde e branco colocou as estrelas, suas obras, personagens, o chá da cinco da ABL na avenida do Carnaval.

Unidos da Tijuca mostrou uma verdadeira odisséia pelo infinito da imaginação: da astronomia à astrologia, com direito ao sol trazido pela madrinha de bateria, a modelo e apresentadora Adriane Galisteu.

Destaques também na Marquês de Sapucaí para os camarotes lotados por brasileiros e astros internacionais, a Apex-Brasil juntou a nata dos negócios, numa espécie de networking à base de muito samba.

Também não deu para passar em branco os garotos da Cedae com os seus aguadeiros customizados suprindo com líquido os foliões da Sapucaí, além distribuição de lenços umedecidos com água gelada, em embalagens destacando a importância da preservação da água.

E nesta segunda tem Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz, Portela, Mangueira e Viradouro.

Nas ruas do Rio de Janeiro continua a efervescência dos blocos de carnaval, onde com uma pena, ou um cabelo colorido na cabeça, vai atrás da alegria sem gastar um centavo, -exceto muito líquido, para matar a sede embaixo do calor de quase 40 graus.

Mais informações nos links deste Canal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: