Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2009 - 10:02

Carnaval sem exageros

Cuidados com a alimentação e o álcool são básicos para não estragar a festa.

No feriado de Carnaval problemas de saúde decorrentes de intoxicações por alimentos, diarréia, desidratação e abuso de álcool são comuns nos pronto-socorros dos hospitais. “As queixas podem ser distintas conforme a idade e o comportamento, mas, é importante ficar atento quando sintomas como vômito, febre alta e diarréia são persistentes. Nesses casos, é fundamental procurar um especialista”, ressalta o clínico geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Heitor Lagos.

Para evitar esses transtornos, algumas recomendações devem ser seguidas. Como no feriado, geralmente, as pessoas viajam, a primeira medida preventiva é tomar cuidado com o lugar onde serão feitas as refeições, para não correr risco de infecções alimentares. “Evite locais que só funcionam na temporada ou comidas de ambulantes. Nesses lugares, a contaminação de alimentos é maior”, explica Dr. Lagos.

O médico salienta que por conta do calor, é necessário que a alimentação seja leve. “Priorize líquidos para garantir uma boa hidratação, frutas e evite o consumo de sal e gordura em excesso”. Outra dica é não abrir mão dos carboidratos, pois são importantes para obter energia. “Consumir uma massa cerca de três horas antes de ir pular carnaval garante energia extra e também se corre menos risco de hipoglicemia, decorrente do consumo de álcool”, explica.

Na hora de ingerir bebida alcoólica deve-se preferir as que não são destiladas. “Bebidas como pinga, vodca, whisky e vinhos, que possuem alto teor alcoólico, deixam a pessoa bêbada rapidamente”, lembra Dr. Heitor. A qualquer sinal de debilidade decorrente de abuso de álcool, o clínico geral alerta que, é necessário procurar atendimento médico.

“Pessoas que não respondem normalmente aos estímulos podem estar com desidratação grave ou hipoglicemia”. Ele recomenda ainda que é fundamental consumir água ou suco antes e durante a festa para não correr risco de uma desidratação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: