Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2009 - 09:58

Cabo lança programação carnavalesca

Desfile de 160 agremiações, afoxé, frevo e caboclinhos fazem a festa dos foliões durante os quatro dias de Carnaval.

O Cabo de Santo Agostinho lança a sua programação carnavalesca para os quatro dias de folia. No repertório musical, os ritmos da terra com bandas, orquestras e agremiações do município com destaque para a forte produção do coco de roda local. Da Região Metropolitana de cidades como Recife, seus caboclinhos, frevo e afoxé. A cultura de Aliança se fará presente com seu maracatu rural.

Durante o período carnavalesco, o município tem ocupação de 100% de sua rede hoteleira com capacidade instalada atual de 2,3 mil leitos. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Fernando Muniz, devido à proximidade com o Recife, muitos outros foliões visitam a cidade durante o dia e retornam para o Recife. "Nosso Carnaval terá o desfile de 160 agremiações carnavalescas, entre blocos, troças, maracatus e grupos de coco de roda", completa.

Haverá três polos de animação (Ponte dos Carvalhos, Mercadão (Centro) e rua Laura Cavalcante (Gaibu). "Temos uma grande tradição de folguedos populares, como é o caso do coco de roda, em que investiremos bastante. Mas, também, temos belíssimas praias onde queremos ver acontecer uma animação ordenada e sem excessos", afirmou Fernando Muniz.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões, a Prefeitura Municipal adotou medidas para organizar o Carnaval 2009. Entre as ações, horários fixos de encerramento da folia até uma hora da manhã, no máximo. Além disso, estão proibidas a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro assim como brincadeiras de Carnaval ao longo da BR-101. E mais, uma campanha com barraqueiros, moradores e turistas será colocada em prática visando o ordenamento da praia de Gaibu durante os quatro dias de Carnaval. "Pretendemos manter a praia limpa e segura para os foliões", ressalta o prefeito Lula Cabral.

Homenageado - A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai homenagear, no Carnaval deste ano, o carnavalesco Ernandes Ferreira Cavalcanti, mais conhecido como Pintor. Fundador do bloco "O Urso da tua mãe", que existe desde 1998, era uma figura conhecida nas ruas do Cabo, e participava de muitas festividades tanto carnavalescas, quanto religiosas. O famoso bloco, que arrastava na segunda-feira de Carnaval milhares de pessoas, ainda continua animando os foliões cabenses, agora com a organização do seu enteado Jamací Mendes. Ernandes Pintor faleceu na madrugada do dia 21 de novembro de 2007, vítima de um assalto na Rua da Imperatriz, no Recife.

Destino - Localizado a apenas 33 km da capital pernambucana, o Cabo de Santo Agostinho tem 24 km de orla distribuída entre praias como Calhetas, Gaibu e Paraíso. Além do litoral, o município é considerado um polo para o turismo ecológico e histórico, pois reúne monumentos históricos como as ruínas do Convento Carmelita, a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, do século XVI, o Forte Castelo do Mar, de 1631, e o Engenho Massangana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: