Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2009 - 13:13

Prévias carnavalescas, uma tradição em Maceió


Turista encontra diversas opções para descansar as festas que antecedem a desta mais irreverente do Brasil. O Pinto da Madrugada é a atração mais esperada pelos visitantes.

Sol, belas praias, orla urbanizada, passeio à piscina natural de Pajuçara, ver o pôr-do-sol no Pontal da Barra, comprar o artesanato de filé, saborear tapioca, caminhar na praia e descobrir uma infinidade de sabores dos restaurantes em Maceió.

Mas os fãs de carteirinha do frevo, das marchinhas de carnaval, dos blocos de rua, dos desfiles de boi-de-carnaval podem antecipar a viagem, porque em Maceió as prévias carnavalescas já são uma tradição que arregimenta foliões para brincar ao som de frevo e antigas músicas de carnavais.

O Pinto da Madrugada - filhote no Galo da Madrugada - desfilar pela orla de Maceió arrastando multidões (cerca de 70 mil) ao som de 15 orquestras de frevo. Este ano, o bloco faz uma homenagem ao radialista pernambucano e alagoano de coração Edécio Lopes, que faleceu no começo deste ano deixando de herança canções e frevos como “Cidade Sorriso”, uma homenagem a capital alagoana. Logo depois do Pinto, é a vez dos irreverentes Pecinhas de Maceió e a Turma da Rolinha encerrar a folia na orla da capital alagoana.

Tradição popular: Nos bairros populares, o boi-de-carnaval é uma tradição que faz parte da vida dos adolescentes e crianças, eles economizam o ano inteiro para fazer bonito na arena. Nos dias 14 e 15 na Praça Multieventos, na Pajuçara que vai virar palco das apresentações do folguedo carnavalesco.

O boi-de-carnaval é apresentado em Alagoas em armação de madeira, recoberta com tecido vistoso e chitão, que constitui o couro de boi. Sai às ruas antes e durante os dias de carnaval, fazendo pechincha de dinheiro. O boi é sempre acompanhado pela troça (tocadores) e la ursa (vestimenta de fios de pano e máscara).

[ Salinas de Maceió, em Ipioca: 082-3235-7500 ou ainda pelo e-mail [email protected] | Secretaria Municipal de Promoção, Turismo, Indústria e Comércio: (82) 3336-4409.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: