Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2009 - 11:40

Carnaval capixaba: muito mais folia e profissionalização

A ABAV-ES é uma das responsáveis pela nova forma de comercialização do carnaval capixaba, que agora se firma como produto turístico internacional.

O Carnaval de Vitória é o mais novo produto turístico do Espírito Santo. Tudo por conta de um trabalho entre ABAV-ES (Associação Brasileira de Agências de Viagens – Regional ES), Secretaria de Cultura de Vitória e Lieces (Liga Espiritossantense das Escolas de Samba). As entidades fizeram um plano de ação que profissionalizou o desfile de escolas de sambas da região, o promoveu e o tornou um atrativo turístico de nível internacional.

Por acontecer uma semana antes do tradicional carnaval brasileiro, a folia capixaba, que este ano será realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, tem grande potencial para atrair turistas nacionais e estrangeiros. Para esta edição já garantiram presença visitantes da Suíça, Itália, Alemanha, Argentina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, por exemplo.

Segundo o vice-presidente da ABAV-ES, Edson Ruy, que atuou como gestor na implantação das mudanças que fortaleceram o evento, explica que a entidade já vem trabalhando durante os três últimos anos nesta ação.

“Neste último ano trabalhamos de forma intensificada para tornar o carnaval capixaba um produto de sucesso. A ABAV-ES ficou responsável pela comercialização de todos os espaços para o público, pela divulgação do produto entre as agências de viagens de todo Brasil, pelo maior camarote do evento – o Viva Vitória, e pelo atendimento aos turistas estrangeiros no Sambão do Povo (como é chamado a pista de apresentações das escolas)”, diz.

Estratégias - A ABAV-ES montou um esquema especial de atuação a começar pela divulgação. Durante todo o ano de 2008, houve um trabalho intensificado na difusão do produto Carnaval de Vitória 2009 entre as milhares de agências de viagens do país associadas à ABAV.

A estrutura de comercialização dos ingressos também ficou a cargo da entidade, que vendeu todos os espaços disponíveis: 14 mil ingressos de arquibancadas, 80 mesas de pista e 35 camarotes. Para agilizar as vendas, torná-las transparentes e de fácil acesso houve a implantação de sistemas especiais para a comercialização, de acordo com as demandas de cada produto.

No caso dos camarotes, por exemplo, em que as vendas foram realizadas via fax, a entidade disponibilizou um sistema de telefonia com capacidade de receber cinco mil chamadas por minuto. O sistema computou 5.331 chamadas durante os primeiros 32 minutos de comercialização. Número é 360% maior que o mesmo período do ano passado, quando o sistema registrou 1.480 ligações.

Estrutura: Pela grande procura, as comercialização de arquibancadas e mesas ganharam estrutura especial de atendimento. Um sistema digital e totalmente online foi feito exclusivamente para as vendas e contribuiu para que tudo ocorresse de forma tranqüila e organizada.

A partir do sistema era possível a verificação automática do número de aquisições por CPF, do número de espaços comercializados, a localização das mesas ainda disponíveis e a obtenção de relatórios. Além disso, 20 guichês foram disponibilizados aos foliões para a compra dos ingressos.

A ABAV-ES também é responsável pelo camarote turístico “Viva Vitória”, idealizado para receber os visitantes nacionais e internacionais. No espaço haverá uma programação paralela com roda de samba nos intervalos, massagens, bar, segurança e banheiros exclusivos, entre outras coisas. O atendimento vip fica também na recepção do espaço, com a disposição de uma equipe de profissionais bilíngües (inglês e espanhol), que também ficarão na entrada do Sambão do Povo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: