Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2008 - 08:06

Navios de pequeno porte marcam início das operações no Complexo Portuário de Itajaí

As embarcações vão movimentar cargas de exportação.

Navios de pequeno porte conhecidos como “navios feeders” marcam o início das operações no Complexo Portuário. As embarcações irão movimentar as cargas de exportação que ficaram paradas em Itajaí com as cheias dos últimos dias. O serviço, considerado temporário, foi programado pelo armador Hamburg Sud/Aliança em caráter de emergência.

O diretor comercial do Porto de Itajaí, Zenaldo Feuser, explica que o serviço não significa a normalização das operações. “Os navios feeders precisam de pouca profundidade para operar. A capacidade das embarcações é de, aproximadamente, um terço dos navios que operamos normalmente”, esclarece o diretor.

Os dados oficiais de batimetria (medição da profundidade do rio) indicam um calado de 7,10 metros. “O calado de 7,10 metros já nos permite operar embarcações pequenas como é o caso dos navios feeders”, ressalta Feuser.

O primeiro “feeder” a atracar no Porto de Itajaí será o Independente, de bandeira brasileira. A embarcação está programada para atracar no cais público neste domingo, 07, às 9h. Na próxima semana o porto recebe o navio Intrépido. As duas escalas movimentaram cargas de exportação que estão armazenadas em Itajaí e não podem ser redirecionadas através das rodovias pela queda de barreiras em todo o estado de Santa Catarina.

Trabalho conjunto - O trabalho conjunto entre os diversos agentes da atividade portuária que vem sendo feito nos últimos dias rendeu resultados positivos para o Complexo Portuário. A Autoridade Portuária em conjunto com a Praticagem, a Capitania dos Portos e o terminal da Braskarne, que movimenta mercadorias da Seara/Cargill, desatracou o navio Akademikis Zavarickis, com 138 metros de comprimento, na última quarta-feira, 04. Foi a primeira movimentação no canal de acesso desde o dia 21 de novembro, quando a barra foi fechada para entrada e saída de navios. No mesmo dia também foi possível atracar, no terminal da Braskarne, o navio Tokio Bay. A embarcação tem 145 metros e ambos os navios viajam com destino à Rússia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: