Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2008 - 08:59

Casa ecológica e usina móvel movida a biodiesel são destaques na Expo Wec

Cerca de sete mil visitantes são esperados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante a ExpoWEC (Exposição Tecnológica Mundial), entre os dias 2 e 6 de dezembro, das 17h às 20h. A feira que ocupa 4 mil metros da ala Sul do Centro de Convenções mostra ao público exemplos práticos dos avanços obtidos no segmento tecnológico mundial , explica o coordenador da exposição Zuhair Warwar.

Entre os destaques dos 23 estandes está o protótipo da casa ecologicamente correta. Projetado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) , o projeto apresentado como solução para as moradias populares é pré-industrializada, não utiliza tijolos e pode ser construída em cinco dias. Não há sobras de construção, todos os materiais utilizados (gesso acartonado, placa cimentícia, forro de PVC ) são desenvolvidos com métodos ecológicos e podem ser reciclados. De acordo com o eng. Renato Navarro, representante da CHDU, uma construção convencional queima aproximadamente 45 toneladas de carbono contra 13 toneladas da casa ecológica. A casa é térmica e utiliza sistemas de energia solar e de captação da água da chuva.

Usina móvel de biodiesel- a feira traz também uma usina móvel de biodiesel. Desenvolvida dentro de um caminhão, a unidade produz cerca de 150 a 200 litros de biodiesel/hora, fazendo uso de álcool etílico anidro. O objetivo, segundo os pesquisadores Alex Nogueira Brasil e Diego Luiz Nunes, da Universidade de Itaúna (MG) é atender às pequenas demandas das comunidades, cooperativas e produtores. A proposta é produzir o biodiesel a partir de qualquer óleo vegetal in natura ou residual como girassol, soja, nabo-forrageiro, macaúba, pinhão-manso e crambe. Esta tecnologia alinha consciência ambiental e segurança energética.

A Expo WEC é uma realização do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) e da Hannover Fairs.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira