Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2008 - 12:29

Um paralelo entre as modas brasileira e francesa

Apresentação de Hugues Goisbault, cônsul geral da França, que ocorreu durante o Seminário o Valor da Moda, no Rio Summer, destacou o potencial do mercado brasileiro e a realização do Ano da França no Brasil, em 2009.

Rio – Durante o primeiro dia do Seminário o Valor da Moda, realizado paralelamente ao Rio Summer,no dia 5 de novembro (quarta-feira), teve ao palco o cônsul geral da França, Hugues Goisbault. Ele não apenas traçou um paralelo entre as indústrias da modas brasileiras e francesas, como anunciou alguns detalhes do Ano da França no Brasil, que vai ocorrer em 2009.

Goisbault garantiu que, para o Brasil, seguir o exemplo da França no ramo da moda é um bom negócio. Isso porque a moda francesa movimenta (sem seus diversos subsegmentos) 10 bilhões de euros. São cerca de 5 mil empresas neste mercado, 55 mil funcionários, numa indústria essencialmente composta por pequenas e médias empresas. No total, 91% do volume de negócios são realizados por empresas de 20 a 250 funcionários.

A taxa de exportação é bastante elevada : 3,7 bilhões de seus volumes de negócio na exportação, em crescimento de 6% em 2005. A evolução deste mercado na França é comparada, nos últimos 15 anos, à da siderurgia e da indústria automobilística. O cônsul da França destacou ainda os salões e escolas francesas como primordiais para desenvolvimento deste mercado.

‘A França é um exemplo, um atrativo enquanto centro mundial da moda. Tem informações de primeira sobre tendências, tradicionais maisons de ponta mais inúmeras marcas de qualidade e ainda qualidade nos recursos humanos, diz Goisbault. Gustavo Lins, brasileiro que atua na alta costura, em Paris, também foi convidado a palestrar, num depoimento do sucesso do seu trabalho lá fora.

Ano para comemorar – O cônsul adianta que já estão programadas várias atividades para 2009, quando será realizado Ano da França no Brasil. Entre elas estão : Salão do Prêt-à-porter no Fashion Rio, em junho de 2009, Chambre syndicale de la Haute Couture + Who’s Next e Première Classe, na São Paulo Fashion Week, em junho, exposições de Yves Saint Laurent e de Thierry Mugler.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: