Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2007 - 09:30

Mercado de animações ganha uma nova produtora


6 ex-Tratoria abrem a Oca Filmes, que nasce com grandes projetos no currículo e com renomados profissionais à frente.

Composta por seis sócios com diferentes formações e conhecimentos e um parceiro vindo do mundo corporativo, a OCA Filmes surge com a proposta de oferecer soluções de animação 3D, 2D e CGI. Desde animação tradicional a cenários ou efeitos digitais em 3D.

A equipe que atuou em conjunto por três anos em diversos projetos, é formada pela produtora executiva Ana Paula Catarino, o artista em CGI Diego Velasco-De Armas, o diretor de animação Guilherme Alvernaz, o animador Andre Mello Metello, o ilustrador Luiz Gustavo do Amaral, e o programador Marcos Issler. Para completar o time, os sócios convidaram o administrador de empresas Jean Paul Robin para cuidar da administração da produtora.

“A contribuição de cada um está acima da tecnologia, mas pretendemos usar e abusar dela para chegar aos melhores resultados”, revela Ana Paula Catarino, que depois de atuar como montadora de filmes publicitários e videoclipes no mercado norte americano se estabeleceu em São Paulo, onde trabalhou como montadora no mercado publicitário até se envolver com animação no final de 2003. Sua entrada no mundo CGI foi através da Trattoria onde montou o departamento e coordenou mais de 100 projetos e suas equipes nos últimos 3 anos.

Soma-se à experiência de Ana Paula, o diversificado currículo de Guilherme Alvernaz, diretor de animação, com mais de 20 anos de carreira e trabalhos para estúdios consagrados como Hanna Barbera e a Disney. Atualmente, Guilherme utiliza os últimos recursos de animação digital, sem abrir mão do olhar, que só um animador clássico possui.

Completando a equipe de sócios seniors está Diego Velasco-De Armas, formado pela conceituada Rhode Island School of Design, que nos últimos dez anos liderou equipes e projetos 3D na Conspiração Digital e na Trattoria Filmes em uma busca constante pelas soluções mais sofisticadas.

“Nossa parceria nasceu da publicidade, que é indiscutivelmente a melhor escola. Saber trabalhar com parâmetros de prazo, narrativa e orçamento são a base para qualquer carreira e esse aprendizado nós devemos à publicidade”, contam os sócios, que têm a proposta de fazer cada trabalho artesanamente. Projetos como Toddynho, Vivo, Claro entre outros apresentaram-se como desafios que permitiram ao grupo explorar técnicas e processos diferentes.

OCA, ao contrario, da maioria das produtoras do mercado, investe em R&D (Research & Development) de novas ferramentas próprias para auxiliar no processo produtivo e possiblitar realizar 3D de maior qualidade com maior eficiência. Tarefas desafiadoras em 3D, como, por exemplo, gerar penas em pássaros ou produzir um fio de azeite ou o efeito de água, tornam-se possíveis graças ao desenvolvimento de plug-ins proprietários, que se tornam ferramentas poderosas para resolver tarefas que seriam inviáveis de outra forma e dar maior flexibilidade e liberdade de criação.

A equipe também já participou de projetos autorais como os videoclipes de Adriana Calcanhoto (vencedora do Grammy 2006) e de Marisa Monte (indicado ao VMB 2006) ambos do Guilherme Ramalho e curta-metragens, como o Curupira do Fabio Mendonça, que foi o grande vencedor do Festival do Rio 2005 e o curta Entre Tuas Rodas de Vitor Mafra, que abre o festival de curta metragens em dezembro. “Em 2007 planejamos abrir o ano com o curta metragem Frágil de Guilherme Alvernaz, nosso diretor de animação”, adiantam.

“Uma peculiaridadedo mercado é que hoje em dia se confunde animação com manipulação de programas de computação. Ou seja, com o fácil acesso a programas de computação sofisticados, muitas pessoas podem animar. Mas na verdade, animação é uma arte que se aprimora com a experiência e é esse nosso diferencial. A sutileza imperceptível de um movimento traz credibilidade à cena. E é isso que a OCA busca trazer a cada projeto”, concluem os sócios.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira