Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 11:36

Obama diz que "mudança chegou à América", e faz apelo por unidade


Chicago - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse no dia 4 de novembro (terça-feira), nas primeiras declarações após sua vitória que "a mudança chegou à América" e fez um apelo de apoio ao espírito de unidade para atacar os desafios.

"Se existe alguém no mundo que duvida que os EUA são o país onde qualquer sonho pode se tornar possível, a noite de hoje é a resposta", afirmou o senador por Illinois.

Obama parabenizou o republicano John McCain pela campanha longa e difícil que ele trilhou. Ele pediu aos norte-americanos que apóiem um "novo espírito de sacrifício".

"O caminho que temos pela frente será longo. Nossa escalada será íngreme. Nós podemos não chegar lá em um ano ou um mandato, mas América, eu nunca tive tantas esperanças como hoje à noite de que chegaremos lá", disse Obama, de 47 anos.

Segundos depois de a emissora ter anunciado a vitória de Obama, as linhas telefônicas em Chicago entraram em colapso, dada a grande quantidade de pessoas que usaram seus celulares para espalhar a notícia.

No Grant Park de Chicago, onde os organizadores da campanha de Obama montaram uma grande festa para dezenas de milhares de pessoas, os eleitores vibram de alegria. Muitos se abraçam, gritam, choram, erguem os braços e agitam bandeiras dos Estados Unidos.

Analistas políticos mencionam com freqüência que o segredo de seu sucesso segue uma técnica básica: o poder da palavra. Obama afirma que não tinha consciência do poder de sua oratória até ter participado de uma manifestação contra a segregação racial na universidade, quando descobriu que tinha captado a atenção dos presentes assim que começou a discursar. Os presentes "ficaram calados e me olhavam", lembra Obama em "Dreams From my Father".

Sua carreira política arrancou, curiosamente, com discursos que não despertavam grande interesse do público e nos quais predominavam os detalhes sobre seus programas. Isso começou a mudar em 2004, durante sua campanha ao Senado, quando introduziu os elementos "esperança, mudança e futuro", que dominam a entusiasta retórica que tão bons resultados lhe rendeu. Obama é casado com Michelle Robinson Obama. O casal tem duas filhas, Malia Ann e Natasha. | Reuters/EFE/Fator Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira