Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2007 - 08:28

Punta Del Este sedia 2º Congresso Latino-americano de Cidades-Portos


Com foco no desenvolvimento sustentável da região, evento abordará a gestão de infra-estrutura para transportes, portos, logística e meio-ambiente.

A Associação Internacional de Profissionais de Portos e Costas (AIPPYC) do Uruguai promove nos dias 30 de abril e 1º de maio, no Hotel Conrad, em Punta Del Este, o 2º Congresso Latino-americano de Cidades-Portos. O objetivo do evento é incentivar a integração dos profissionais que atuam em portos e costas e discutir os modelos de gestão e financiamento de projetos de infra-estrutura estão entre os temas centrais do evento.

“Os portos e os segmentos de transporte e logística experimentam um forte desenvolvimento, gerado pelo crescimento econômico dos países da América Latina. A gestão da infra-estrutura necessária, em equilíbrio com o meio-ambiente, é o foco central do congresso”, afirma Alfonso Vivo Chaneton, representante da AIPPYC Uruguai.

A Unctad, organismo intergovernamental da ONU para o tratamento integrado do comércio e desenvolvimento, participa do evento e apresenta suas pesquisas sobre “Logística do Transporte e Facilitação do Comércio”. José Maria Rubiato, chefe da seção de transportes da Unctad, abordará temas como o transporte multimodal, Sistema de Informação Antecipada sobre a Carga (SIAC), Portos, modernização e reformas aduaneiras e comércio eletrônico.

Em outro seminário, o engenheiro Gustavo Anschütz, presidente da AIPPYC, expõe um trabalho sobre os modelos de gestão de projetos de infra-estrutura do transporte e logística, abordando como os investimentos podem se concretizar em tempo e forma, acompanhando o crescimento atual da economia e o desenvolvimento sutentável.

As novidades em transporte marítimo, as estradas do mar e as zonas de atividades logísticas serão temas a serem tratados pela RETE, associação para a colaboração entre portos e cidades, que terá seu especialista, João Figueira de Souza, e o renomado consultor Jorge Tesler como representantes. Os executivos falarão da gestão de plataformas logísticas. Outro executivo da RETE, Franklin Duran, apresentará o projeto sobre Puerto Seco Oruro, exemplo de um projeto de infra-estrutura logística e transporte que gerará um importante impacto econômico e social na região.

O desenvolvimento portuário, a relação porto-cidade e o uso da costa não poderiam faltar em um encontro como este. O seminário reunirá improtantes expositores internacionais. O arquiteto Rennio Butomesso, da RETE, e Cittá del Acqua apresentará, pela primeira vez na América Latina, os projetos da Bienal de Veneza e de desenvolvimento do sul da Itália. Roberto Coverti falará sobre o manual de boas práticas para as reconversões portuárias. O manejo costeiro e ambiental também será abordado.

Ferramentas para o controle de gestão, marketing e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) serão discutidas em um módulo criado especial. Já está confirmada neste módulo a presença de Negoxia (www.negoxia.com)

Projetos integrais de desenvolvimento econômico, social, necessitam de financiamento e este tema será exposto por representantes de organismos internacionais de financiamento e bancos de investimento, em painel moderado por Antonio Tomasenía, do Transporte ao Futuro. O Banco Internacional do Desenvolvimento (BID) tem presença confirmada.

Com diversidade de temas, o congresso tem como proposta atingir a integração, que faz parte dos princípios da AIPPYC. O evento é realizado pela APPYC Uruguai em conjunto com RETE e Transporte ao Futuro e apoio de CIP-OEA, Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP) e Prefeitura de Maldonado. | Informações: www.aippyc.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: