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04/10/2008 - 10:10

Atendimento a casos de Direitos Humanos apresenta grande crescimento

A Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH) conta com um Balcão de Atendimento que em 2008 vem registrando um grande aumento de procura: até o começo de outubro chegam a 810 as solicitações da população. Durante todo o ano de 2007 esse número foi de 637.

De forma geral os registros se relacionam, a queixas e informações relativas a violações de direitos fundamentais da pessoa tanto no que tange a direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais, como a direitos civis, políticos. São exemplos desses casos, tratados individualmente e de forma sigilosa, aqueles envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco, queixas relativas a saúde, discriminação (étnica, gênero, idade), queixas de moradores em situação de rua, ligados a crimes na internet, violações em ocupações de áreas invadidas e referentes a moradia e casos de denúncias violações contra idosos, mulheres, imigrantes e refugiados, portadores de transtorno mental. Dentro deste espectro os casos são atendidos no âmbito jurídico, psicossocial, por advogados, psicólogos e assistentes sociais da equipe da CMDH.

Os profissionais que atuam no balcão de Atendimento da CMDH atribuem esse aumento ao trabalho de conscientização que tem sido feito durante o ano de 2007 e 2008, em especial junto a diversos locais das periferias da cidade. Outro fator foi a realização do Curso de Conselheiros em Direitos Humanos que gerou grande conscientização dos mais de 6 mil participantes, sobretudo no âmbito Municipal.

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