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25/09/2008 - 11:59

Grupo Arco-Íris lança campanha da 13ª. Parada do Orgulho LGBT- Rio durante a Parada de Caxias

O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT marcou presença na 3ª Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias, no último dia 21 de setembro. Durante o evento houve o lançamento da campanha de mobilização social via internet contra a homofobia.

Através do site www.naohomofobia.com.br cidadãos de todo o Brasil poderão participar de um abaixo-assinado online pela criminalização da homofobia, que será encaminhado ao presidente da República, ministros, deputados federais e senadores.

"Lançar a campanha da 13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio na Parada de Caxias representa um marco simbólico na luta contra a homofobia. A Baixada Fluminense tem índices de violência assustadores contra o homossexual; constantemente há denúncias vindas daquela região. Há falta de informação e uma extrema situação de pobreza, o que agrava o problema. Precisamos alertar e levar à sociedade local informação, incentivando-os a lutar pelos seus direitos. Além disso, a Parada de Caxias é a segunda maior do Estado", declara o coordenador-geral da 13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio, Cláudio Nascimento.

O lançamento da campanha publicitária da 13ª Parada do Orgulho LGBT – Rio 2008 foi cercado de mistério. O carro oficial do Grupo Arco-Íris estava coberto no momento da concentração, aguardando a apresentação da campanha digital e a chamada para o evento de Copacabana, que se realizará no dia 12 de outubro. No momento em que o pano preto descobriu o trio do grupo, houve grande aceitação do público, que aplaudiu e gritou "nãohomofobia".

Criada pela Indústria Nacional Design e Dialogo Design, a idéia foi criar uma campanha que pudesse causar impacto junto à sociedade, mostrar as conseqüências da violência contra a comunidade LGBT, de maneira sensível, criativa e inovadora. Por isso, a idéia de usar manequins que têm uma expressão sem brilho, mas refletem justamente o que uma pessoa sente quando ela é agredida por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero: apanha simplesmente por existir. No fim, parece que os manequins ganharam vida e a imagem faz refletir sobre todo tipo de violência.

As metas da campanha - Além de esclarecer sobre o PLC 122/06 e desfazer boatos e inverdades de setores fundamentalistas e conservadores, a meta é arrecadar mais de 1 milhão de assinaturas eletrônicas, durante seis meses da campanha.

Ampliar a rede de mobilização nacional pela aprovação do PLC e contribuir para o intercâmbio de ações de diversos agentes pró-lei, como Organizações do Movimento LGBT, Entidades de promoção dos Direitos Humanos e Combate a Discriminação, Acadêmicos, Formadores de Opinião, Personalidades, Empresários, Veículos de Comunicação e você.

A campanha terá 06 etapas, sendo:1ª Etapa – Lançamento do site e dos materiais da campanha publicitária – em 21 de setembro de 2008.(cartazes, filipetas, adesivos, camisas, entre outros).

2ª Etapa – Inauguração dos pontos digitais de adesão à campanha em 30 locais – a partir de 26 de setembro de 2008. (até 30 computadores instalados com um box de suporte e sinalização da campanha com 30 promotores com figurino em bares, boates, centros culturais no Rio no período de 15 dias.)

3ª Etapa – Programação Oficial de Eventos da 13ª Parada do Orgulho LGBT -Rio - entre 04 de outubro a 23 de novembro de 2008: (exposição da campanha por meio de banner e materiais de divulgação nas festas, ciclo de debates, seminários, cerimônia de prêmios, ato solene, mostra de filmes, exposição artística, entre outros para um público de pelo menos 20 mil pessoas pelo período de 50 dias).

4ª Etapa – Parada do Orgulho LGBT- Rio, na Praia de Copacabana – em 12 de outubro de 2008: (1,2 milhões de pessoas vendo a campanha nos banners e blimps dos 12 trios oficiais, entre eles 04 trios como pontos digitais de adesão onde teremos 80 computadores com plug 3G para votação on line [link] a essa inédita campanha que será um marco tecnológico e histórico. Pretende-se coletar 40 a 70 mil assinaturas).

5ª Etapa – Lançamento da Campanha e do Site em mais de 11 capitais brasileiras [Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém do Pará, Porto Velho, Brasília, Goiânia, entre outras] - De 20 de outubro a 20 de janeiro de 2009.

(continuidade da exposição do site nesses lançamentos como um incentivo a sua visita e aumento da visibilidade da campanha por meio de banners e materiais de divulgação nesses eventos, atingindo um público de pelo menos 1.500 pessoas diretamente. Para isso estão sendo estruturadas parcerias com grupos e organizações locais.

6ª Etapa – Até março de 2009 – Pretende-se obter a adesão de 1 milhão votos/mensagens.

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