Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2008 - 07:49

Delegação do instituto de ensino da holanda visita porto de Santos para conhecer a praticagem

16 membros de empresas e entidades ligados à atividade portuária holandesa, conheceram o serviço desenvolvido em Santos pelos práticos, profissionais com formação superior e experiência técnica que, no Brasil e nos maiores portos do mundo, são os responsáveis pelas manobras de todos os navios em águas nacionais. Os holandeses se surpreenderam com a alta qualificação dos brasileiros e amplitude da atuação da empresa que reúne os práticos.

A Praticagem do Estado de São Paulo recebeu nesta quarta-feira a delegação do Instituto de Ensino “De Baak”, da Holanda, entidade nos moldes da Fundação Getúlio Vargas, em visita técnica. Recebidos pelo presidente da empresa, Fábio Mello Fontes, 16 membros de empresas e entidades ligados à atividade portuária holandesa, conheceram o serviço desenvolvido pelos práticos no porto de Santos. Segundo o cônsul da Holanda em Santos, André Lettieri, a visita teve grande impacto. “Eles tinham uma visão equivocada do porto de Santos em termos operacionais e, verificando a organização da praticagem, a estrutura, a quantidade de empregados, o estaleiro e o controle, houve um choque positivo em todos”.

Elise Verberg, do Ministério de Transportes e Aquaviário da Holanda, contou que, comparado à Holanda, a Praticagem daqui, apesar de um menor número de funcionários, consegue coordenar adequadamente todo este tráfego. “ Na essência, o trabalho da praticagem de Santos e Rotterdam tem a mesma qualidade”.

“Foi muito interessante porque se trata de pessoas que atuam em área semelhante à nossa, a portuária, e reconheceram o nível de segurança e qualidade do trabalho realizado no Brasil”, contou o presidente da Praticagem, Fábio Fontes. Segundo informou, um dos visitantes o questionou “sobre o que aconteceria se o tráfego triplicasse”. “Eu respondi que nada aconteceria, pois temos capacidade de atender até 110 manobras por dia, quando realizamos uma média de 36 atualmente, e estão vindo 22 novos práticos com o processo seletivo em andamento”, contou Fontes.

André Lettieri explicou que a De Baak é correlata à Fundação Getúlio Vargas. “Todos os membros da comitiva atuam nos níveis de gerência e de direção e fazem um curso de aprimoramento um pouco mais avançado que o MBA”, disse ele, destacando que há representantes do sistema financeiro, de tradings, do Ministério dos Transportes e de Águas, além de administradores de empresas e de um padre. Eles estão traçando um paralelo para a tese na complementação do curso. Eles já estiveram em São Paulo e ainda irão ao Rio de Janeiro e Brasília.

A escolha de Santos, segundo o cônsul André Lettieri, foi motivada especialmente pela necessidade de conhecer o funcionamento da praticagem no maior porto da América Latina, os procedimentos de controle e as instalações. Conheceram também o canal do porto para aprimorar o conhecimento visando a elaboração da tese.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: