Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Dedini e Barralcool inauguram a 1ª planta de biodiesel do mundo integrada à Usina de açúcar e álcool.


A Dedini S/A Indústria de Base juntamente com seu cliente, a Usina Barrálcool, realizam em novembro uma cerimônia de inauguração que deve contar com a presença do presidente eleito Luiz Ignácio Lula da Silva, do governador do Mato Grosso Blairo Borges Maggi além de outras diversas autoridades.

A nova unidade produzirá o biodiesel a partir de vários óleos e quando estiver se utilizando da rota etílica, ou seja, com a utilização do bioetanol como matéria prima, o biodiesel produzido será “100% ecológico”, já que utilizará em sua composição exclusivamente produtos de origem vegetal e provenientes de fontes renováveis, até mesmo em sua fonte de energia elétrica e térmica, onde será utilizado o bagaço de cana como combustível.

Além disso a integração da Usina de Biodiesel ser instalada anexa a uma usina de bioetanol e açúcar, o que permite uma perfeita integração energética, além do aproveitamento de outras facilidades existentes no complexo industrial. Essa solução possibilita reduzir cerca de 20 a 25 % no investimento quando comparada com uma planta de biodiesel não integrada.

Além da produção de biodiesel propriamente dita, a planta contempla uma unidade para tratamento da matéria prima - possibilitando trabalhar com diferentes qualidades - um parque de estocagem para matéria prima, produtos e subprodutos, unidade de carregamento e descarregamento, tudo isso, interligado, comandado e controlado por um sistema supervisório.

O investimento realizado pela Barrálcool foi da ordem de R$ 27 milhões.

O ineditismo do empreendimento, é a condição de estar instalada anexa à usina de bioetanol e açúcar trará uma grande vantagem econômica, já que parte da matéria-prima e todos os insumos serão provenientes da usina existente. Consequentemente, terá uma redução no custo final do biodiesel.

Além do ineditismo do projeto, a parceria da Dedini e da Barralcool é um ponto de destaque. Desde 1982 a Dedini fornece equipamentos para a Usina Barralcool sendo fornecimentos da Dedini a destilaria, o tandem de moenda, a caldeira para cogeração de energia elétrica além de outros diversos componentes e equipamentos menores.

Outro ponto de destaque é o cunho social do projeto, que se concretiza pela compra de parcela da matéria-prima – grãos de oleaginosas – de produtores de agricultura familiar da região, através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o que habilitará a Barrálcool a receber o Selo Social.

Com este grande ato empreendedor dos dirigentes da usina, a Barralcool passa a ser a primeira usina do mundo a gerar as bioenergias: bioeletricidade, bioetanol e biodiesel.

Principais características do empreendimento: Clinete - Usina Barralcool S/A , localizada na Barra do Bugres, MT, capacidade de 50.000 ton/ano = 57 milhões de litros/ano, e vai produzir óleos vegetais e etanol ou metanol, com rotas de processo: etílica ou metílica, o produto é o biodiesel, o subproduto é a glicerina, o início da operação é no mês de novembro 2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira