Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2008 - 12:48

Usina de biodiesel no Ceará vai produzir 57 milhões de litros de biodiesel/ano


E deve operar com matéria-prima de origem vegetal (mamona, girassol, soja, algodão, etc.), animal (sebo bovino, suíno ou de frango), além de óleos e gorduras residuais usados em fritura de alimento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de inauguração da segunda usina de produção comercial de biodiesel da Petrobras em Quixadá (CE), nesta quarta-feira (20/08). Esta usina faz parte da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras criada recentemente para concentrar os projetos de produção de biocombustíveis da Companhia. A unidade, a exemplo da primeira instalada em Candeias (BA), tem capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano.

A inauguração da usina de Quixadá amplia a participação da Petrobras na cadeia produtiva do biodiesel. Com igual capacidade de produção, já está em fase final de montagem a terceira usina comercial de biodiesel da Petrobras Biocombustível localizada em Montes Claros (MG). Juntas, as três usinas somam investimentos de R$ 295 milhões e geram trabalho e renda para 55 mil agricultores familiares contratados para fornecer a matéria-prima.

Usina de biocombustível de Quixadá - A usina de Quixadá, a exemplo da unidade de Candeias, tem diferenciais importantes em seu projeto. Os principais são sistemas de instrumentação e controle totalmente automatizados, e o de processamento de óleos vegetais brutos, além da enorme flexibilidade no uso de matérias-primas.

O sistema de automação é formado por 3.700 pontos que controlam e monitoram 1.200 variáveis de processo e 250 motores da usina, assegurando a qualidade do combustível produzido na unidade.

Os volumes de biodiesel processados e comercializados serão monitorados em tempo real desde a entrada do caminhão com a matéria-prima, passando por todas as etapas de produção até a saída do veículo com o produto final.

Com isso, será possível criar um banco de dados com o histórico das operações realizadas. O processo poderá ser auditado a qualquer instante com altíssimo grau de confiabilidade e as informações poderão ser enviadas, simultaneamente, à sede da empresa, no Rio de Janeiro.

A unidade possui ainda sistemas redundantes, ou seja, a manutenção da usina será realizada sem comprometer a continuidade operacional, garantindo alto desempenho em relação a sua capacidade e à qualidade do biodiesel.

A usina possui um sistema de processamento de óleos vegetais brutos para pré-tratamento na unidade, transformando-o em óleo refinado.

Outro diferencial desta usina é a grande autonomia para funcionamento devido à capacidade de armazenamento de matéria-prima, bem como de produtos intermediário e final.

Na construção dessa usina foram gerados, no pico da obra, 1.048 empregos diretos dos quais 814 ocupados por trabalhadores do Ceará, sendo que, destes, 483 da região de Quixadá.

Incentivo à agricultura familiar - A usina de biodiesel pode operar com matéria-prima de origem vegetal (mamona, girassol, soja, algodão, etc.), animal (sebo bovino, suíno ou de frango), além de óleos e gorduras residuais usados em fritura de alimento.

Para obter o Selo Combustível Social, a empresa prioriza a compra de oleaginosas oriundas da agricultura familiar. Parte do suprimento de Quixadá será atendida por 8.522 agricultores que estão plantando mamona e girassol em 161 municípios do Ceará. No Rio Grande do Norte, são 759 agricultores de 32 municípios e o plantio é exclusivamente de girassol.

Adicionalmente, a Petrobras Biocombustível está comprando, de cooperativas de catadores e organizações não-governamentais no meio urbano, óleos e gorduras residuais provenientes dos processos de fritura de alimentos.

Assistência técnica e fornecimento de sementes - Para garantir maior produtividade, a empresa forneceu, aos agricultores, 76,44 toneladas de sementes de mamona e girassol certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para orientar os agricultores durante o processo de plantio e colheita, foram contratados os serviços das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Também é incentivado o plantio de oleaginosas em consórcio com outras culturas alimentícias, como feijão.

Localização - A cidade de Quixadá fica no centro de uma região com vocação para produção de oleaginosas, além de possuir uma adequada logística constituída de modais ferroviário e rodoviário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira